Programa de Pós-Graduação em Educação, trabalho e Inovação em Medicina
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação, trabalho e Inovação em Medicina por Autor "Araújo, Marilia Souto de"
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Dissertação Realidade virtual no contexto do ensino médico: análise do conceito(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-26) Lima, Arthur Rodrigues; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Lucena, Eudes Euler de Souza; http://lattes.cnpq.br/6969519171915250; https://orcid.org/0000-0002-4199-9696; http://lattes.cnpq.br/4311190570015694; Mata, Adala Nayana de Sousa; Araújo, Marilia Souto deO estudo teve por objetivo analisar o conceito de realidade virtual (RV) no ensino médico. Trata-se de uma análise conceitual baseado na metodologia sugerida por Walker & Avant. As etapas metodológicas foram desenvolvidas a partir de uma revisão de escopo, conforme a proposta do Joanna Briggs Institute (JBI). A busca na literatura foi realizada nas bases de dados: PUBMED, PMC, SciELO, Google Scholar, LILACS, MEDLINE, IBECS e CUMED, mediante o uso do descritor “Realidade Virtual” e sua respectiva tradução para inglês e espanhol. A amostra final foi composta por 49 estudos. Foram identificados oito atributos, oito antecedentes e dezesseis consequentes do fenômeno estudado. Dois casos foram construídos para uma melhor clarificação do conceito analisado, sendo um caso contrário e um caso modelo. Por fim, construiu-se a seguinte definição: a RV é uma tecnologia para simulação, desenvolvida a partir de softwares que promovem a interação e a imersão em ambiente virtual, de modo tridimensional, com ou sem uso de avatares. Trata-se de um recurso seguro, acessível, flexível, possivelmente econômico e eticamente recomendado. Promove o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades médicas e interprofissionais, oferta aumento do conhecimento, confiança, satisfação e melhoria com os resultados de aprendizagem. A compreensão amplificada de RV ao contexto médico poderá contribuir na melhoria de processos de ensino aprendizagem em saúde, bem como refletir numa melhor formação e qualificação profissional.