CE - TCC - Pedagogia (a distância)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33127
Navegar
Navegando CE - TCC - Pedagogia (a distância) por Autor "0000-0003-4485-1774"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A relação entre a aprendizagem lúdica e o desenvolvimento infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Barbosa, Júlia Paula de souza; Bezerra, Josenildo Soares; http://lattes.cnpq.br/3180430351323798; 0000-0003-4485-1774; http://lattes.cnpq.br/4060016033565089; Bezerra, Josenildo Soares; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Santos Oliveira, William Breno dosQuando se fala em ludicidade, refere-se a palavra lúdico que está diretamente ligado aos jogos e brincadeiras; mas na educação a ludicidade não é só brincar, ela está relacionada com a espontaneidade e a autonomia das crianças. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre como a atividade lúdica pode potencializar o desenvolvimento das crianças; apresentar como as atividades lúdicas favorecem a aprendizagem significativa utilizando jogos, brinquedos e brincadeiras saindo assim do mecanismo dos métodos tradicionais de alfabetização. Terá como objetivo também fazer com que professores da educação infantil veja o quão importante e acolhedor é trabalhar com o lúdico, fazendo assim com que a criança construa suas semelhanças com o mundo e o seu desenvolvimento como sujeito. A ludicidade será apresentada como defende os autores Piaget e Vygotsky como uma ferramenta pedagógica que busca o desenvolvimento cognitivo, intelectual e social dos alunos; o que vem a tornar a ludicidade um instrumento que pode ser utilizado para o desenvolvimento de qualquer pessoa e, portanto, deve ser levado em consideração pelos educadores em qualquer nível de ensino. Qualquer atividade lúdica provoca estímulos nas pessoas, explorando seus sentidos vitais, operatórios e psicomotores, propiciando o desenvolvimento completo das suas funções cognitivas. Para o desenvolvimento da pesquisa será utilizado um questionário feito com pedagogas, as observações feitas na sala de aula durante o estágio e será utilizado artigos retirados da internet como um meio de guia para a realização do trabalho, dessa maneira, a metodologia utilizada embasa-se em pesquisas de cunho documental, tendo como método de apresentação o qualitativo.