CE - TCC - Pedagogia (a distância)
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Navegando CE - TCC - Pedagogia (a distância) por Autor "0000-0003-0788-8842"
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TCC Docência na pandemia e tecnologias digitais: estudo de caso em uma escola estadual do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-08) Vieira, Mikelly Meireles de Fontes Silva; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; 0000-0003-0788-8842; http://lattes.cnpq.br/1384404159224120; http://lattes.cnpq.br/7908242245338995Com o surgimento da COVID-19, as escolas passaram a funcionar por meio do ensino remoto e as aulas mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Mediante esse cenário de mudanças nos paradigmas de ensino, essa pesquisa buscou analisar quais foram os desafios dos professores e professoras da Escola Estadual Desembargador Licurgo Nunes (EEDLN) no que se refere ao uso pedagógico das TDIC durante a Pandemia da COVID -19. Para isso, foi aplicado um questionário aberto, por meio do Google Forms, para os docentes da referida escola. Dos 12 docentes da Escola, 10 responderam às perguntas. Além disso, realizou-se entrevista com a coordenadora pedagógica e analisou-se o Projeto Político Pedagógico, o Plano de Retomada das Atividades Presenciais e o Documento Potiguar. Foram utilizados, como aporte teórico, Kenski (2012), Bruzzi (2016), Moran (2006), Freitas (2010), Rodrigues (2020), Santos (2021), dentre outros. A análise dos dados indicou que os professores e professoras da EEDLN enfrentaram muitos desafios com relação ao uso das TDIC no ensino remoto, dentre os quais, está a falta de formação para o uso das TDIC, as dificuldades de manusear as ferramentas digitais, a pouca participação dos alunos nas aulas, a baixa qualidade da internet, a falta de apoio das famílias e o aumento da jornada de trabalho. Com isso, foi possível concluir sobre a necessidade, cada vez mais urgente, de formação de professores para o uso das TDIC em sala de aula e de maiores investimentos em internet de qualidade e equipamentos para professores e alunos, para que possam usar de forma profícua as TDIC no ensino.TCC Educação de jovens e adultos, pandemia da COVID-19 e tecnologias digitais: estudo de caso em uma escola municipal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-08) Silvestre, Maria Daniele da Silva; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; 0000-0003-0788-8842; http://lattes.cnpq.br/1384404159224120; http://lattes.cnpq.br/4193355501099709Partindo de um estudo de caso na Escola Municipal Joaquim Boaventura do Nascimento (EMJBN), localizada no munícipio de Tenente Ananias/RN), esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso das tecnologias digitais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante a Pandemia da Covid-19. Para isso, foram realizadas revisão de literatura sobre o impacto das tecnologias na sociedade atual, análise documental do Projeto Político-Pedagógico, estudo de campo e entrevista com Coordenadora da EJA e duas professoras que lecionam na modalidade. Os dados coletados constaram que, não obstante os avanços das tecnologias digitais e do necessário exercício da cidadania por meio do letramento digital, nenhuma ação por meio de ferramentas digitais foi traçada para a modalidade da EJA na EMJBN. A causa foi atribuída ao perfil do público, considerado idoso e com dificuldades de acesso e uso das tecnologias. Foram apontados obstáculos para aquisição de equipamentos digitais em decorrência da vulnerabilidade econômica dos educandos. Como alternativa, foi praticada apenas a entrega de atividades impressas na residência do estudante. A interação para dúvidas, que deveria ser por aplicativo de mensagens, não obteve êxito. Diante disso, foi possível concluir que as dificuldades dos estudantes da EMJBN foram muito além da suspensão das aulas presenciais, pois, além de fazerem parte do principal grupo de risco de infecção pela Covid-19, não possuem poder econômico para acesso às tecnologias, estando em condição de exclusão digital.TCC Profissão docente, tecnologias e pandemia da covid-19: estudo de caso em uma escola municipal de ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-08) Dias, João Vitor Pontes; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; 0000-0003-0788-8842; http://lattes.cnpq.br/1384404159224120O objetivo desta pesquisa foi analisar como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) foram utilizadas, durante a Pandemia da Covid-19, pelos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Sebastião (EMSS), localizada no Distrito de Cuité, comunidade da zona rural do município de Pedro Velho, Rio Grande do Norte. Consistiu em um estudo de caso, em que foi realizada uma entrevista por pautas com a diretora da escola, análise dos dados disponíveis no Censo Escolar 2019 e do Projeto Político-Pedagógico da EMSS, bem como foi aplicado questionário, por meio do Google Forms, que contou com a participação de oito professores. Constatou-se que, em maio de 2020, a escola iniciou as aulas remotas fazendo uso de mensagens pelo WhatsApp. Em 2021, os professores passaram a promover momentos síncronos com os estudantes, por meio do Google Meet e videochamadas via WhatsApp. Os dados revelaram que 87,5% dos professores participaram de cursos de formação continuada voltados para a utilização das tecnologias digitais, 62,5% manifestaram concordância quanto à disponibilidade de dispositivos eletrônicos adequados para o desenvolvimento de atividades on-line, 62,5% manifestaram concordância quanto à facilidade com a utilização de tecnologias digitais para o ensino remoto e 62,5% confirmaram o uso de ferramentas digitais para o desenvolvimento de atividades lúdicas. A principal dificuldade citada por 67,5% dos professores foi a baixa qualidade da internet disponível. 87,5% responderam que pretendem continuar utilizando tecnologias digitais no ensino após o retorno das aulas presenciais. Concluímos que os professores da EMSS tiveram uma experiência positiva com a utilização das TDIC no ensino durante a pandemia da Covid-19, fazendo uso de diferentes recursos tecnológicos para a manutenção das aulas e alcançando bons resultados.TCC Tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da covid-19: análise a partir de uma escola estadual do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Silva, Carlos Everton da; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; 0000-0003-0788-8842; http://lattes.cnpq.br/1384404159224120Profissionais da educação tiveram que buscar alternativas para se reinventar e se incluir na cultura digital, fazendo uso de diferentes tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) para viabilizar o processo de ensino-aprendizagem durante a aprendizagem de seus educandos durante a Pandemia da Covid-19. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo analisar como foram utilizadas as TDIC nos anos iniciais da Escola Estadual Francisco de Oliveira Cabral (EEFOC), localizada no município de Lajes/RN, para promover práticas educativas na Pandemia. A coleta dos dados foi realizada por meio de questionário, obedecendo o distanciamento físico. Participaram três profissionais lotados na área de gestão da EEFOC (diretor, vice-diretor e suporte pedagógico), bem como cinco professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na cidade de Lajes/RN. A pesquisa se fundamentou em teóricos como Araújo et al. (2017), Bruzzi (2016), Charczuk (2020), Cipriani et al. (2021), Cordeiro (2020), Couto, Couto e Cruz (2020), Fadanelli e Porto (2020), Freitas (2010), Kenski (2003), Palú, Schütz e Mayer (2020), Prensky (2001) e Rocha et al (2020), entre outros. Os resultados apontaram que as tecnologias digitais foram fundamentais para que os professores pudessem continuar com suas atividades fora do ambiente escolar, ou seja, ministrar suas aulas de forma virtual. Foi possível concluir que mesmo com todas as dificuldades encontradas pelos gestores e professores para planejar, elaborar e ministrar as aulas virtuais, as tecnologias digitais foram essenciais para a continuidade do ensino e aprendizagem dos alunos dos Anos Iniciais da EEFOC no período de Pandemia da Covid-19.TCC Tecnologias na educação infantil durante a pandemia: estudo de caso em uma escola do município de Campo Redondo/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Ferreira, Claudjane de Almeida; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; 0000-0003-0788-8842; http://lattes.cnpq.br/1384404159224120Frente aos desafios impostos pela Pandemia da Covid-19 e as dificuldades expostas por educadores no uso de ferramentas digitais durante o período emergencial, esta pesquisa teve como objetivo analisar os efeitos da adoção de recursos tecnológicos na turma dos níveis IV e V da Educação Infantil da Escola Municipal José Marcílio Furtado (EMJMF). A pesquisa partiu de uma revisão da literatura, que incluiu Lévy (1999), Prensky (2001), Wunsch e Fernandes Junior (2018), Cani et al (2020), Couto, Couto e Cruz (2020), Palú, Shutz e Mayer (2020), que serviu de fundamentação teórica para a análise. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, tendo como delineamento de pesquisa o estudo de caso. Para a coleta de dados, foi realizada análise documental do Memorial de Gestão 2020 e do Projeto Político-Pedagógico e aplicada entrevistas não estruturadas, com três Professoras e a Coordenadora Pedagógica da EMJMF. Os resultados indicaram que, no ano de 2020, as professoras passaram a trabalhar por meio do aplicativo WhatsApp, Google Meet, ligações telefônicas e programas na Rádio Escola. As professoras da Educação Infantil produziram relatórios sobre as observações feitas no início e no final de cada semestre, por turma, e das atividades individuais realizadas. A dificuldade de acesso às tecnologias digitais, a falta de comprometimento por parte de algumas famílias e a falta de interesse de parte das crianças em realizar as atividades remotas foram obstáculos enfrentados. No ano de 2021, foram promovidas formações dos professores voltadas para práticas pedagógicas das atividades não presenciais. Como alternativa à baixa adesão das crianças às aulas por meio do Google Meet, foi criado um canal no YouTube para disponibilizar material assíncrono. O processo inicial foi marcado por insegurança, que, com o esforço das profissionais, foi sendo superado e considerado positivo. Diante disso, foi possível concluir que educadores e educandos precisam ser incluídos na cibercultura a fim de exercerem plenamente a cidadania digital. Para além do compromisso dos profissionais da educação, é necessário investimento em políticas públicas que propiciem condições de trabalho adequadas.TCC Tecnologias, atividades pedagógicas on-line e pandemia da COVID-19: ações em uma escola municipal de Marcelino Vieira/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Santos, Alessandra Holanda do Nascimento; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; 0000-0003-0788-8842; http://lattes.cnpq.br/1384404159224120Durante os anos letivos de 2020 e 2021, a educação brasileira passou por novas formas de ensinar e aprender, tendo em vista que as aulas presenciais foram suspensas em virtude dos graves efeitos da Pandemia da Covid-19. A partir disso, medidas emergenciais foram adotadas, incluindo o ensino remoto, que exigiu das escolas e dos professores a utilização de diferentes recursos e equipamentos digitais para o desenvolvimento das aulas. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo analisar a forma como as atividades pedagógicas on-line foram realizadas na Escola Municipal Alexandre Nonato Fernandes (EMANF) durante o ensino remoto. Para isso, partindo de uma abordagem qualitativa, foram realizadas revisão de literatura, entrevista com a gestão e aplicação de questionário com duas professoras da pré-escola. A análise dos dados coletados indicou mudança no trabalho da escola, que passou a se reunir virtualmente, por meio do Google Meet, serviço de comunicação on-line por vídeo. As professoras passaram a produzir videoaulas, de curta duração, em casa, usando seus equipamentos e recursos pessoais. As videoaulas foram enviadas, juntamente com orientações mediante áudio, para o grupo de sua respectiva turma formado no aplicativo de mensagens instantâneas e chamadas de voz WhatsApp. Vídeos já disponíveis na plataforma YouTube também foram encaminhados para complementar as informações. Apesar disso, foi possível constatar a exclusão digital e a falta de letramento digital por parte das famílias, bem como dificuldades enfrentadas pela escola e pelas professoras, como limitação em manusear e articular as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino. Concluímos que a adoção das TDIC, como substituição às aulas presenciais, evidenciou as dificuldades estruturais que existem na educação pública brasileira. Não obstante as adversidades, a EMANF e seus profissionais mobilizaram-se para promover um processo de ensino-aprendizagem e garantir o direito das crianças à educação.