CE - TCC - Pedagogia (a distância)
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TCC O ensino de Ciências pelo método de investigação, nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma revisão de literatura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-06) Souza, Lucas Kaluaná Pereira de; Soares Júnior, Azemar dos Santos; 0000-0003-0015-415X; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; 0000-0002-6858-2217; http://lattes.cnpq.br/9529411479471667; Soares Júnior, Azemar dos Santos Soares; http://lattes.cnpq.br/8328007631314352; Silva, Eduardo Sebastião da; http://lattes.cnpq.br/2434511907733368; Leite, José Evangilmárison LopesO ensino de ciências pelo método de investigação científica é de suma importância para a formação cidadã e educação científica. O objetivo deste trabalho é analisar a literatura disponível na base de dados do Periódicos CAPES sobre o ensino de ciências, pelo método de investigação, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, entre os anos de 2012 e 2022, aspirando informações dos principais trabalhos científicos que contribuam para futuros estudos. A metodologia foi realizada por intermédio de buscas online no periódico acessível e gratuito na base de dados do Periódicos CAPES, fundamentada na metodologia descrita, em quatro etapas. O resultado foi um total de 10 artigos, que apresentaram embasamentos científicos para a problemática da alfabetização científica através do método de investigação. Esta revisão é relevante para que cientistas e governadores possam planejar a gestão educacional por intermédio do ensino pelo método de investigação, visto que, apresentam-se dados e informações a partir da revisão de literatura, assim como, deixam-se abertos novos caminhos para a pesquisa sobre o ensino de Ciências pelo método de investigação, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em especial, no período mais recente entre 2012 e 2022.