CE - TCC - Pedagogia (a distância)
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TCC Formação docente: um caminho para ampliar o conhecimento da sociedade sobre a relação humano animal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-08) Medeiros, Viviane da Silva; Cordeiro, Anna Gabriella Souza; 0000-0002-6760-9668; http://lattes.cnpq.br/8100219119745060; 0000-0002-8299-9529; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4262461Y4; Azevedo, Ivanilka Lima de; http://lattes.cnpq.br/2402959596826267; Araújo, Iury Gabriel Amorim de; http://lattes.cnpq.br/0053584887744766A extensão acadêmica é responsável por entrar em contato com o público externo à universidade, levando informações, discussões e reflexões sobre temas que estão sendo ampliados através das pesquisas e estudos sistematizados nas atividades de ensino. Atravessar os muros da universidade e chegar à sociedade é atividade de comunicação e extensão. O projeto de extensão Bem estar animal e controle de zoonoses: Capacitação para profissionais da educação, vem mostrar que informações que os trabalhadores e trabalhadoras tem interesse em novas informações e que podem possibilitar uma nova sociedade. A partir da experiência com o Projeto de extensão Xerimbabo chegou-se a conclusão que além de atender crianças seria importante e talvez mais abrangente atender a profissionais da educação, assim foi proposta uma nova atividade de extensão: O projeto de extensão Bem estar animal e controle de zoonoses: Capacitação para profissionais da educação, realizado remotamente durante os meses de agosto a dezembro de 2020. O projeto recebeu inscrição de 44 trabalhadores da educação e 15 concluíram a atividade. Conclui-se que os profissionais da educação básica têm interesse por capacitações sobre temas diversos nas capacitações pedagógicas. Os concluintes avaliaram que participar desta atividade auxiliou-os positivamente à sua formação docente e a duração dos vídeos postados foi excelente para capacitá-los. Sugere-se que esta é uma boa possibilidade de formação, sobretudo para os profissionais que vivem em cidades de interior e que seu deslocamento para atividades presenciais pode ser muito custoso tanto financeiramente, quanto por tempo de deslocamento. As capacitações para profissionais de educação tendem a influenciar na atividade profissional, visto que os professores concluintes relataram que usarão o conteúdo aprendido para melhorar a vida na sociedade. Desta forma, o projeto, em sua primeira edição, conseguiu alcançar seu objetivo.TCC Leituras sobre afetividade na educação infantil da cidade de Currais Novos/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-08) Medeiros, Aline de Almeida; Cordeiro, Anna Gabriella de Souza; 0000-0002-6760-9668; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do; Abbiati, Andréia Silva; Silva, Eduardo Sebastião daO presente artigo tem por objetivo identificar como as professoras da Educação Infantil currais-novense compreendem a afetividade e como tem se dado esse processo ante o ensino remoto. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com base nos autores que discutem a teoria Walloniana, tais como: Almeida (2008), Mahoney (1993, 2007), Leite (2002), dentre outros. Onde buscou-se identificar aspectos que contribuem de forma significativa para a aprendizagem e para uma boa relação entre o professor e o aluno, com vistas às relações de afeto. No tocante à investigação empírica, foi utilizado um questionário com perguntas estruturadas, em razão de sua organização e fácil aplicação nesse momento pandêmico. A coleta de dados se deu por meio de questionários enviados para as professoras via Google Forms, seis professoras da Creche Municipal Margarida Cunha (Currais Novos – RN) participaram da pesquisa, todas atuam na Educação Infantil. Com base nas análises realizadas, por meio da aplicação dos questionários, foi possível perceber uma certa confusão sobre o real significado de afetividade, tendo em vista que algumas professoras que participaram da pesquisa baseiam-se apenas em conceitos do senso comum e não demonstraram base científica. Por outro lado, as professoras reconhecem o valor da afetividade, mesmo quando confundem com os conceitos de amor, carinho e respeito. Conclui-se que, apesar do distanciamento físico imposto pelo isolamento social durante a pandemia, as professoras buscaram se reinventar e desenvolver estratégias para se relacionarem afetivamente com os alunos.