CE - TCC - Pedagogia (a distância)
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Navegando CE - TCC - Pedagogia (a distância) por Autor "0000-0002-6270-1545"
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TCC As descontinuidades na transição da educação infantil para o ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Santos, Paula Eliane dos; Bon, Gabriela; 0000-0002-6270-1545; http://lattes.cnpq.br/1990500214696545; http://lattes.cnpq.br/2196789668319203; Soares Júnior, Azemar dos Santos; 0000-0003-0015-415X; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; Bezerra, Josenildo Soares; 0000-0001-9324-6664; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062Este estudo visa tem como objetivo, compreender como métodos de ensino adequados podem simplificar a transição da Educação infantil para o Ensino fundamental, considerando as necessidades emocionais, sociais e cognitivas das crianças, e como a cooperação entre escola e família levando em conta esse processo. Para isso, buscou-se explorar métodos de ensino que auxiliem na adaptação das crianças, levando em conta suas particularidades e o ambiente escolar. O referencial teórico baseou-se em autores como Vygotsky (1991), Kramer, Nunes e Corsino (2011) entre outros. Como metodologia, este relato de experiência utilizou uma abordagem qualitativa com caráter teórico e coletou informações durante a etapa de regência dos estágios obrigatórios do curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância feitos em uma escola de Educação infantil no segundo trimestre de 2023, e em uma escola do Ensino Fundamental no primeiro trimestre de 2024, ambas no Município de Bodó, RN. Ademais, a análise dos dados mostrou que a colaboração entre escola e família é significativa o para estabelecer um ambiente seguro e acolhedor, auxiliando no êxito contribuindo para o sucesso da transição e na continuidade do processo educacional. Como conclusão, a pesquisa ressalta que, ao utilizar métodos inclusivos e voltados para o ritmo individual de aprendizado das crianças, é possível reduzir os obstáculos desta fase de transição.TCC Um estudo teórico do desenvolvimento infantil na perspectiva sociointeracionista de Piaget e Vygotsky para compreender o desenvolvimento da criança(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Nascimento, Marianna Guimarães Medeiros do; Bon, Gabriela; 0000-0002-6270-1545; http://lattes.cnpq.br/1990500214696545; Soares Júnior, Azemar dos Santos; 0000-0003-0015-415X; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; Bezerra, Josenildo Soares; 0000-0001-9324-6664; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062Este artigo apresenta uma análise comparativa sobre as contribuições das teorias de Jean Piaget e Lev Vygotsky sobre o desenvolvimento e a aprendizagem infantil. O texto tem como objetivo apresentar como ocorre cada etapa desse processo de desenvolvimento da criança, sob a ótica dos autores através de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa a qual analisou artigos, revistas, livros impressos e digitais. Piaget considera os fatores biológicos responsáveis pelo desenvolvimento humano, onde cada criança especificamente passa por diferentes períodos que caracteriza em uma habilidade no seu processo de desenvolvimento. Vygotsky, por sua vez, destaca o papel da interação social e cultural no desenvolvimento cognitivo, onde a mediação social e instrumental tornam-se essenciais para facilitar e desenvolver a aprendizagem infantil. A partir destes pressupostos, foi possível estabelecer um diálogo entre os teóricos citados, defendendo com ênfase o estudo dos fatores biológicos, sociais e instrumentais, como forma de contribuir para enriquecer as práticas pedagógicas, permitindo que os educadores criem ambientes de aprendizagem que promovam o desenvolvimento integral dos alunos.TCC Percepção sobre o desmatamento entre alunos do 4º ano do ensino fundamental: um estudo de caso no Município de Lagoa Nova, RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Nascimento, Fernanda Mônica Simões do; Bon, Gabriela; 0000-0002-6270-1545; http://lattes.cnpq.br/1990500214696545; https://lattes.cnpq.br/5464260915600101; Soares Júnior, Azemar dos Santos; 0000-0003-0015-415X; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; Bezerra, Josenildo Soares; 0000-0001-9324-6664; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062Este estudo teve como objetivo compreender a percepção de alunos do 4º ano do ensino fundamental sobre o desmatamento em Lagoa Nova, RN. O estudo fundamentou-se na legislação vigente sobre o a Educação Ambiental que a estabelece como um componente essencial e permanente da educação nacional (Política Nacional de Educação Ambiental, Lei nº 9.795/1999) e como uma prática transformadora e emancipatória (Resolução nº 2/2012 do Conselho Nacional de Educação). Ademais, se fundamentou em autores que abordam os impactos do desmatamento como Silva et al. (2018), Fernandes e Medeiros (2009) e Machado (2012) e bem como autores que abordaram a Educação Ambiental e a percepção infantil acerca do desmatamento como Torres Junior, Valença-Montenegro e Castro (2018) e Pedrini, Costa e Ghilardi (2010). Trata-se de um relato de experiência desenvolvido em uma escola pública que incluiu aula expositiva com a participação de um profissional da área ambiental, dinâmicas de grupo e atividades práticas, como a coleta e classificação de materiais recicláveis. Essas ações incentivaram a participação dos alunos através de questionamentos, refletindo sobre as características das florestas, os impactos do desmatamento e a importância da preservação ambiental. Os resultados indicaram que os alunos possuem conhecimento satisfatório sobre o tema, demonstrando consciência crítica acerca de questões climáticas e sociais relacionadas ao desmatamento em sua comunidade. O estudo reforça a importância da Educação Ambiental como ferramenta transformadora para engajar as novas gerações na preservação ambiental e na promoção da sustentabilidade.TCC Recursos lúdicos no processo de ensino/aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação Infantil: um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Costa, Chirle Araújo Nóbrega da; Bon, Gabriela; 0000-0002-6270-1545; http://lattes.cnpq.br/1990500214696545; Soares Júnior, Azemar dos Santos; 0000-0003-0015-415X; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; Bezerra, Josenildo Soares; 0000-0001-9324-6664; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062Este artigo tem como objetivo compartilhar informações sobre a importância da utilização de recursos lúdicos na Educação Infantil, a partir do relato de experiência da autora de seu trabalho como Auxiliar de Desenvolvimento Educacional, realizado em uma escola pública municipal, situada na cidade de Ouro Branco, no Rio Grande do Norte. O estudo busca analisar as metodologias e recursos utilizados na rotina de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em sala de aula, mediante uma observação prévia da criança no seu contexto escolar para a elaboração de estratégias pedagógicas voltadas para a inclusão dessa criança em sala de aula. Inicialmente é descrito de forma sucinta a importância da educação infantil como primeira etapa de desenvolvimento para a formação da criança, bem como a inserção da criança com TEA no ambiente escolar. O estudo se fundamentou na legislação nacional vigente sobre Educação Inclusiva, bem como os trabalhos de Kishimoto (2010), e de Almeida (2009). A metodologia foi construída a partir da observação participativa, vivência escolar e uso de recursos lúdicos no acompanhamento de uma criança com TEA. Como resultado percebemos que é fundamental a personalização e adaptação de materiais para o processo de socialização e autonomia da criança no ambiente escolar. Portanto evidencia-se a necessidade de abordagens pedagógicas que considerem as necessidades e interesses específicos das crianças com TEA utilizando recursos lúdicos para favorecer seu aprendizado e inclusão escolar plena.TCC O trabalho do professor com a psicogênese da língua escrita no processo de alfabetização de alunos do 2º ano do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Santos, Maria das Graças Amanda Ferreira dos; Bon, Gabriela; 0000-0002-6270-1545; http://lattes.cnpq.br/1990500214696545; 0000-0002-1535-6582; https://lattes.cnpq.br/1097922596088657; Nóbrega, Danielle Oliveira da; 0000-0002-0245-6533; http://lattes.cnpq.br/1810698343144565; Costa, Gilberto Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1511498517447469A presente monografia tem como objetivo principal investigar como o professor que atua no processo de alfabetização de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental desenvolve, por meio da Psicogênese da Língua Escrita, a organização de sua prática pedagógica. Discutindo as concepções que o professor possui sobre a Psicogênese da Língua Escrita e a Alfabetização; identificando as dificuldades que o professor encontra para trabalhar com a Psicogênese da Língua Escrita na sala de aula; discutindo as práticas pedagógicas adotadas pelo professor para trabalhar os diferentes níveis de desenvolvimento das hipóteses de escrita de seus alunos durante o processo de alfabetização; analisando se a instituição escolar oferece formação continuada para o professor que atua no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental com relação à Psicogênese da Língua Escrita; identificando os níveis de conceitualização das escritas dos alunos em processo de alfabetização. O trabalho pedagógico do professor que atua no processo de alfabetização de alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental com a Psicogênese da Língua Escrita impacta no processo de aprendizagem dos estudantes que estão inseridos na etapa do ciclo de alfabetização, estudantes estes que se encontram em processo de aquisição da linguagem escrita e da leitura. Os participantes da pesquisa foram a professora regente da turma do 2º ano do Ensino Fundamental e onze alunos, sendo sete meninas e quatro meninos na faixa etária de sete anos, matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da zonal rural de Tenente Laurentino Cruz/RN. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa, fazendo uso de observação participante, entrevista semiestruturada, atividade diagnóstica de sondagem das hipóteses de escrita espontâneas dos alunos. Buscou-se apoio nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1999), Ferreiro (1895; 1995; 2011), e Soares (1990; 2003; 2004; 2009; 2015), entre outros autores. A partir das análises e discussões dos dados primários coletados, pode-se destacar que a professora não faz uso em sua sala de aula de atividades que venham a estimular o desenvolvimento da linguagem escrita de seus alfabetizandos, não desenvolvendo assim por meio da Psicogênese da Língua Escrita a organização de sua prática pedagógica, sendo que esse trabalho era para estar sendo explorado no processo de alfabetização, no dia a dia dos estudantes, priorizando seus conhecimentos prévios, suas vivências e levando em consideração o nível conceitualização da escrita de cada aluno, sendo realizado simultaneamente com os conteúdos ministrados e trabalhados pela professora em sala de aula. Assim, acreditamos que esta pesquisa possa contribuir para um redirecionamento da prática pedagógica do professor alfabetizador, uma vez que se acredita que é imperativo o trabalho com a Psicogênese da Língua Escrita no processo de alfabetização de alunos nos anos inicias do Ensino Fundamental e que os modelos e práticas de formação inicial e continuada ofertados priorizem um trabalho pedagógico comprometido com a educação de qualidade, condizentes com a realidade do aluno, com a finalidade de alfabetizar letrando.