CE - TCC - Pedagogia (a distância)
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Navegando CE - TCC - Pedagogia (a distância) por Autor "0000-0002-0245-6533"
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TCC Desafios da inclusão escolar em salas multisseriadas para alunos com Transtorno do Espetro Autista (TEA)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Simões, Rosimar Ziza; Bon, Gabriela; 000-0002-6270-1545; http://lattes.cnpq.br/1990500214696545; Nóbrega, Danielle Oliveira da; 0000-0002-0245-6533; http://lattes.cnpq.br/1810698343144565; Costa, Gilberto Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1511498517447469Este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em sala de aula multisseriada. A presente pesquisa se baseou na metodologia semiestruturada de observação, com coletas de dados, além de consultas de textos científicos sobre Transtorno do Espectro Autista, bem como do Instrumento para Construção do Plano de Metas e Ações da Unidade Escolar Higino Reinaldo (2023), integrante de seu Projeto Político Pedagógico (PPP), situada na zona rural do Município de Campo Redondo, no Rio Grande do Norte. A fundamentação teórica utilizou estudos bibliográficos de autores como Vygotsky (1997), Mantoan (2015), Barbosa (2022), entre outros. Os dados revelam que o processo de inclusão na escola do campo é permeado de desafios, práticas que não condizem com uma educação inclusiva satisfatória. Os resultados do estudo apontam para as dificuldades enfrentadas como a ausência de uma auxiliar de sala para professora na sala de aula regular, a falta de apoio de um profissional especializado e de uma sala para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), bem como a inserção do aluno com deficiência em uma sala multisseriada, junto a crianças com idades e séries distintas, políticas que não condizem com a necessidade local. Para alcançar uma educação básica de qualidade é fundamental contemplar de forma coordenada: uma política de valorização dos profissionais da educação; maior investimento em recursos humanos e infraestrutura para escolas; elaboração de um Projeto Político Pedagógico apropriado ao trabalho docente e à sala de aula métodos alinhados às necessidades dos alunos.TCC O trabalho do professor com a psicogênese da língua escrita no processo de alfabetização de alunos do 2º ano do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Santos, Maria das Graças Amanda Ferreira dos; Bon, Gabriela; 0000-0002-6270-1545; http://lattes.cnpq.br/1990500214696545; 0000-0002-1535-6582; https://lattes.cnpq.br/1097922596088657; Nóbrega, Danielle Oliveira da; 0000-0002-0245-6533; http://lattes.cnpq.br/1810698343144565; Costa, Gilberto Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1511498517447469A presente monografia tem como objetivo principal investigar como o professor que atua no processo de alfabetização de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental desenvolve, por meio da Psicogênese da Língua Escrita, a organização de sua prática pedagógica. Discutindo as concepções que o professor possui sobre a Psicogênese da Língua Escrita e a Alfabetização; identificando as dificuldades que o professor encontra para trabalhar com a Psicogênese da Língua Escrita na sala de aula; discutindo as práticas pedagógicas adotadas pelo professor para trabalhar os diferentes níveis de desenvolvimento das hipóteses de escrita de seus alunos durante o processo de alfabetização; analisando se a instituição escolar oferece formação continuada para o professor que atua no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental com relação à Psicogênese da Língua Escrita; identificando os níveis de conceitualização das escritas dos alunos em processo de alfabetização. O trabalho pedagógico do professor que atua no processo de alfabetização de alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental com a Psicogênese da Língua Escrita impacta no processo de aprendizagem dos estudantes que estão inseridos na etapa do ciclo de alfabetização, estudantes estes que se encontram em processo de aquisição da linguagem escrita e da leitura. Os participantes da pesquisa foram a professora regente da turma do 2º ano do Ensino Fundamental e onze alunos, sendo sete meninas e quatro meninos na faixa etária de sete anos, matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da zonal rural de Tenente Laurentino Cruz/RN. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa, fazendo uso de observação participante, entrevista semiestruturada, atividade diagnóstica de sondagem das hipóteses de escrita espontâneas dos alunos. Buscou-se apoio nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1999), Ferreiro (1895; 1995; 2011), e Soares (1990; 2003; 2004; 2009; 2015), entre outros autores. A partir das análises e discussões dos dados primários coletados, pode-se destacar que a professora não faz uso em sua sala de aula de atividades que venham a estimular o desenvolvimento da linguagem escrita de seus alfabetizandos, não desenvolvendo assim por meio da Psicogênese da Língua Escrita a organização de sua prática pedagógica, sendo que esse trabalho era para estar sendo explorado no processo de alfabetização, no dia a dia dos estudantes, priorizando seus conhecimentos prévios, suas vivências e levando em consideração o nível conceitualização da escrita de cada aluno, sendo realizado simultaneamente com os conteúdos ministrados e trabalhados pela professora em sala de aula. Assim, acreditamos que esta pesquisa possa contribuir para um redirecionamento da prática pedagógica do professor alfabetizador, uma vez que se acredita que é imperativo o trabalho com a Psicogênese da Língua Escrita no processo de alfabetização de alunos nos anos inicias do Ensino Fundamental e que os modelos e práticas de formação inicial e continuada ofertados priorizem um trabalho pedagógico comprometido com a educação de qualidade, condizentes com a realidade do aluno, com a finalidade de alfabetizar letrando.