CE - TCC - Pedagogia (a distância)
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TCC As descontinuidades na transição da educação infantil para o ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Santos, Paula Eliane dos; Bon, Gabriela; 0000-0002-6270-1545; http://lattes.cnpq.br/1990500214696545; http://lattes.cnpq.br/2196789668319203; Soares Júnior, Azemar dos Santos; 0000-0003-0015-415X; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; Bezerra, Josenildo Soares; 0000-0001-9324-6664; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062Este estudo visa tem como objetivo, compreender como métodos de ensino adequados podem simplificar a transição da Educação infantil para o Ensino fundamental, considerando as necessidades emocionais, sociais e cognitivas das crianças, e como a cooperação entre escola e família levando em conta esse processo. Para isso, buscou-se explorar métodos de ensino que auxiliem na adaptação das crianças, levando em conta suas particularidades e o ambiente escolar. O referencial teórico baseou-se em autores como Vygotsky (1991), Kramer, Nunes e Corsino (2011) entre outros. Como metodologia, este relato de experiência utilizou uma abordagem qualitativa com caráter teórico e coletou informações durante a etapa de regência dos estágios obrigatórios do curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância feitos em uma escola de Educação infantil no segundo trimestre de 2023, e em uma escola do Ensino Fundamental no primeiro trimestre de 2024, ambas no Município de Bodó, RN. Ademais, a análise dos dados mostrou que a colaboração entre escola e família é significativa o para estabelecer um ambiente seguro e acolhedor, auxiliando no êxito contribuindo para o sucesso da transição e na continuidade do processo educacional. Como conclusão, a pesquisa ressalta que, ao utilizar métodos inclusivos e voltados para o ritmo individual de aprendizado das crianças, é possível reduzir os obstáculos desta fase de transição.TCC Um estudo teórico do desenvolvimento infantil na perspectiva sociointeracionista de Piaget e Vygotsky para compreender o desenvolvimento da criança(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Nascimento, Marianna Guimarães Medeiros do; Bon, Gabriela; 0000-0002-6270-1545; http://lattes.cnpq.br/1990500214696545; Soares Júnior, Azemar dos Santos; 0000-0003-0015-415X; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; Bezerra, Josenildo Soares; 0000-0001-9324-6664; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062Este artigo apresenta uma análise comparativa sobre as contribuições das teorias de Jean Piaget e Lev Vygotsky sobre o desenvolvimento e a aprendizagem infantil. O texto tem como objetivo apresentar como ocorre cada etapa desse processo de desenvolvimento da criança, sob a ótica dos autores através de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa a qual analisou artigos, revistas, livros impressos e digitais. Piaget considera os fatores biológicos responsáveis pelo desenvolvimento humano, onde cada criança especificamente passa por diferentes períodos que caracteriza em uma habilidade no seu processo de desenvolvimento. Vygotsky, por sua vez, destaca o papel da interação social e cultural no desenvolvimento cognitivo, onde a mediação social e instrumental tornam-se essenciais para facilitar e desenvolver a aprendizagem infantil. A partir destes pressupostos, foi possível estabelecer um diálogo entre os teóricos citados, defendendo com ênfase o estudo dos fatores biológicos, sociais e instrumentais, como forma de contribuir para enriquecer as práticas pedagógicas, permitindo que os educadores criem ambientes de aprendizagem que promovam o desenvolvimento integral dos alunos.TCC Percepção sobre o desmatamento entre alunos do 4º ano do ensino fundamental: um estudo de caso no Município de Lagoa Nova, RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Nascimento, Fernanda Mônica Simões do; Bon, Gabriela; 0000-0002-6270-1545; http://lattes.cnpq.br/1990500214696545; https://lattes.cnpq.br/5464260915600101; Soares Júnior, Azemar dos Santos; 0000-0003-0015-415X; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; Bezerra, Josenildo Soares; 0000-0001-9324-6664; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062Este estudo teve como objetivo compreender a percepção de alunos do 4º ano do ensino fundamental sobre o desmatamento em Lagoa Nova, RN. O estudo fundamentou-se na legislação vigente sobre o a Educação Ambiental que a estabelece como um componente essencial e permanente da educação nacional (Política Nacional de Educação Ambiental, Lei nº 9.795/1999) e como uma prática transformadora e emancipatória (Resolução nº 2/2012 do Conselho Nacional de Educação). Ademais, se fundamentou em autores que abordam os impactos do desmatamento como Silva et al. (2018), Fernandes e Medeiros (2009) e Machado (2012) e bem como autores que abordaram a Educação Ambiental e a percepção infantil acerca do desmatamento como Torres Junior, Valença-Montenegro e Castro (2018) e Pedrini, Costa e Ghilardi (2010). Trata-se de um relato de experiência desenvolvido em uma escola pública que incluiu aula expositiva com a participação de um profissional da área ambiental, dinâmicas de grupo e atividades práticas, como a coleta e classificação de materiais recicláveis. Essas ações incentivaram a participação dos alunos através de questionamentos, refletindo sobre as características das florestas, os impactos do desmatamento e a importância da preservação ambiental. Os resultados indicaram que os alunos possuem conhecimento satisfatório sobre o tema, demonstrando consciência crítica acerca de questões climáticas e sociais relacionadas ao desmatamento em sua comunidade. O estudo reforça a importância da Educação Ambiental como ferramenta transformadora para engajar as novas gerações na preservação ambiental e na promoção da sustentabilidade.TCC Recursos lúdicos no processo de ensino/aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação Infantil: um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Costa, Chirle Araújo Nóbrega da; Bon, Gabriela; 0000-0002-6270-1545; http://lattes.cnpq.br/1990500214696545; Soares Júnior, Azemar dos Santos; 0000-0003-0015-415X; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; Bezerra, Josenildo Soares; 0000-0001-9324-6664; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062Este artigo tem como objetivo compartilhar informações sobre a importância da utilização de recursos lúdicos na Educação Infantil, a partir do relato de experiência da autora de seu trabalho como Auxiliar de Desenvolvimento Educacional, realizado em uma escola pública municipal, situada na cidade de Ouro Branco, no Rio Grande do Norte. O estudo busca analisar as metodologias e recursos utilizados na rotina de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em sala de aula, mediante uma observação prévia da criança no seu contexto escolar para a elaboração de estratégias pedagógicas voltadas para a inclusão dessa criança em sala de aula. Inicialmente é descrito de forma sucinta a importância da educação infantil como primeira etapa de desenvolvimento para a formação da criança, bem como a inserção da criança com TEA no ambiente escolar. O estudo se fundamentou na legislação nacional vigente sobre Educação Inclusiva, bem como os trabalhos de Kishimoto (2010), e de Almeida (2009). A metodologia foi construída a partir da observação participativa, vivência escolar e uso de recursos lúdicos no acompanhamento de uma criança com TEA. Como resultado percebemos que é fundamental a personalização e adaptação de materiais para o processo de socialização e autonomia da criança no ambiente escolar. Portanto evidencia-se a necessidade de abordagens pedagógicas que considerem as necessidades e interesses específicos das crianças com TEA utilizando recursos lúdicos para favorecer seu aprendizado e inclusão escolar plena.