CE - TCC - Pedagogia (a distância)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33127
Navegar
Navegando CE - TCC - Pedagogia (a distância) por Autor "0000-0001-6933-1121"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Lacunas teóricas no texto da BNCC sobre práticas de letramento na educação infantil: uma reflexão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Vieira, Luciene de Fátima Dantas; Costa, Alan Ricardo; 0000-0001-8132-6202; http://lattes.cnpq.br/6630818177789263; http://lattes.cnpq.br/6259235083350896; Souza, Adriana Aparecida de; 0000-0001-6933-1121; http://lattes.cnpq.br/4374508981403235; Oliveira, Carlos Moisés de; 0000-0003-2653-9197; http://lattes.cnpq.br/3229878557565754Este texto está embasado em uma pesquisa bibliográfica, de cunho teórico-argumentativo, acerca das lacunas e de aprofundamento teórico no texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), relacionado aos processos de letramento que envolvem a aquisição da leitura e da escrita na Educação Infantil. No documento, enxergamos que as competências e habilidades propostas no Campo de Experiência “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação”, destinado aos quesitos de linguagem e comunicação, não aprofundam (nem mencionam no corpo do texto) o termo “letramento(s)” e seu(s) conceito(s) subjacente(s). De acordo com o constatado, objetivamos discutir sobre esses vazios deixados por seus organizadores, uma vez que falar sobre competências e habilidades a serem desenvolvidas na leitura e na escrita implica (1) falar de projetos de letramentos e (2) preencher espaços a partir da perspectiva de docentes, aqueles profissionais que de fato podem desenvolver na prática um trabalho pedagógico no viés dos letramentos. Para desenvolver este estudo, bem como nossos argumentos, guiamo-nos pela pesquisa qualitativa e nos fundamentamos, principalmente, pelos trabalhos de Kleiman (1995) e Soares (2001) tomando como objeto de estudo a própria BNCC. Ao final desse estudo, levantamos reflexão acerca da problemática exposta a fim de que o tema possa ser considerado relevante, passivo de discussões e de contribuições ao texto inicial.