CE - TCC - Pedagogia (a distância)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33127
Navegar
Navegando CE - TCC - Pedagogia (a distância) por Autor "0000-0001-6752-5512"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Prerrogativas da assunção em cargos de gestão em instituições de ensino com demandas pedagógicas específicas em escolas técnicas profissionalizantes com currículo integralizado: desafios de fazer rodar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Silva, Janielma Bezerra da; Bortoletto, Denise; 0000-0001-6752-5512; https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1573508; https://lattes.cnpq.br/8634870961424927; Bortoletto, Denise; 0000-0001-6752-5512; https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1573508; Jeronimo, Maria Izabel; https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1060682; Cunha, Aysllane Junie Pessoa da; http://lattes.cnpq.br/3941628541999035O presente relato de experiência objetiva apresentar algumas dificuldades encontradas por gestores que assumem cargos de gestão sem a presença do coordenador pedagógico na equipe, bem como alguns possíveis prejuízos acadêmicos devido falta desse profissional, assim como tentar traçar linhas contraditórias entre o que deve ser e o que é, de fato, realizado pelos gestores nessas circunstâncias. Além de apresentar as dificuldades encontradas em “aprender fazendo” destacando os desafios encontrados nesse percurso devido a ausência de coordenadores pedagógicos, o que ocasiona acúmulo de funções pelos gestores, sobretudo para a vice-gestão. Os dados da análise foram produzidos a partir da observação do trabalho pedagógico não assistido, pelos professores e da análise documental, através dos documentos escolares e leis que regem o sistema educacional do Estado do Rio Grande do Norte. Como resultado, apontamos acúmulo de funções para os gestores e importantes lacunas entre a legislação e a prática pedagógica e constatamos o quanto o acúmulo de funções impacta de forma significativa a formação discente, as relações interpessoais no ambiente de trabalho e a saúde física e mental dos gestores.