CE - TCC - Pedagogia (a distância)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33127
Navegar
Navegando CE - TCC - Pedagogia (a distância) por Autor "000-0002-6270-1545"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Desafios da inclusão escolar em salas multisseriadas para alunos com Transtorno do Espetro Autista (TEA)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Simões, Rosimar Ziza; Bon, Gabriela; 000-0002-6270-1545; http://lattes.cnpq.br/1990500214696545; Nóbrega, Danielle Oliveira da; 0000-0002-0245-6533; http://lattes.cnpq.br/1810698343144565; Costa, Gilberto Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1511498517447469Este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em sala de aula multisseriada. A presente pesquisa se baseou na metodologia semiestruturada de observação, com coletas de dados, além de consultas de textos científicos sobre Transtorno do Espectro Autista, bem como do Instrumento para Construção do Plano de Metas e Ações da Unidade Escolar Higino Reinaldo (2023), integrante de seu Projeto Político Pedagógico (PPP), situada na zona rural do Município de Campo Redondo, no Rio Grande do Norte. A fundamentação teórica utilizou estudos bibliográficos de autores como Vygotsky (1997), Mantoan (2015), Barbosa (2022), entre outros. Os dados revelam que o processo de inclusão na escola do campo é permeado de desafios, práticas que não condizem com uma educação inclusiva satisfatória. Os resultados do estudo apontam para as dificuldades enfrentadas como a ausência de uma auxiliar de sala para professora na sala de aula regular, a falta de apoio de um profissional especializado e de uma sala para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), bem como a inserção do aluno com deficiência em uma sala multisseriada, junto a crianças com idades e séries distintas, políticas que não condizem com a necessidade local. Para alcançar uma educação básica de qualidade é fundamental contemplar de forma coordenada: uma política de valorização dos profissionais da educação; maior investimento em recursos humanos e infraestrutura para escolas; elaboração de um Projeto Político Pedagógico apropriado ao trabalho docente e à sala de aula métodos alinhados às necessidades dos alunos.