Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais por Autor "Albuquerque Júnior, Durval Muniz de"
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Dissertação Alianças do artivismo brincante: cartografias do corpo desencantado nas dissidências sexuais e de gêneros nos Reisados de Juazeiro do Norte-CE(2020-02-07) Oliveira Júnior, Ribamar José de; Fortes, Lore; ; ; Souza, Cimone Rozendo de; ; Albuquerque Júnior, Durval Muniz de; ; Alves, Maria Lucia Bastos;Esta pesquisa tem como objetivo principal produzir um estudo sobre as dissidências sexuais e de gênero na cultura popular a partir da produção performativa da tradição do Reisado em Juazeiro do Norte, interior do Ceará. Para tanto, busquei perceber a manifestação cultural religiosa como uma forma de performatividade corporificada plural, principalmente diante do alinhamento das condições de precariedade da cultura popular com a emergência das performances das minorias sexuais e de gênero na dança. A partir das circulações, direções e devires da política das ruas no cortejo de brincantes, considero a performance LGBTQIA+ nas danças de Reisado um ponto chave para compreender a forma com que o direito de aparecer como um enquadramento de coligação, pode relacionar minorias sexuais e de gênero às populações precárias. Entre o encantamento e o desencantamento do teatro nômade do Reisado, acompanhei a forma com que os processos subjetivos e as políticas de subjetivação, através de visibilidades e de dizibilidades, agenciam pelos corpos dissidentes linhas de desterritorialização nos eixos que estruturam as práticas das relações sociais nas dinâmicas de gênero e sexualidade na tradição artística regional. A investigação da performance, com o recorte dos Ciclos de Reis de 2018 a 2020, conduziu a análise para o acompanhamento de percursos dançados do corpo, a implicação de processos de produção do desejo e a conexão de redes nos grupos de Reisado. O mapa que foi traçado pelas andanças expressa cartografias do corpo desencantado, sobretudo, aponta para o trânsito que o artivismo encanta na cena da dança e desencanta nas dissidências sexuais e de gênero. A condição de desencantamento permite compreender como espectro da vulnerabilidade em aliança pode estabelecer micropolíticas de gênero como base de resistência para condições mais sustentáveis e viáveis de vida. A pesquisa destaca que na base de resistência, a vulnerabilidade não se converte em atuação e sim em uma condição de vida que emerge. Desse modo, sugiro que o Reisado, nos enquadramentos entre performatividade, precariedade e política, pode aparecer como uma assembleia provisória e transitória, onde performances transviadas são requeridas e celebradas através dos improvisos das cenas do folguedo, principalmente, na reconstrução não violenta dos esquemas regulatórios das tradições através do artivismo das alianças brincantes nas artes do Nordeste.Tese Os discursos fotográficos de Canindé Soares: entre o turismo e a devoção (2004-2007)(2017-11-29) Silva, Sylvana Kelly Marques da; Alves, Maria Lucia Bastos; ; ; Albuquerque Júnior, Durval Muniz de; ; Santana, Gilmar; ; Warren, Jonathan Frederick; ; Laibida, Luiz Demétrio Janz;Esta tese analisa os discursos fotográficos impressos nas paisagens turísticas registradas no interior do estado do Rio Grande do Norte pelo repórter fotográfico Canindé Soares. A escolha do objeto justifica-se pelos recortes fotográficos estarem inseridos em um cenário político de incentivo ao turismo religioso no estado, como um espaço de confluências sociais mediatizadas pela instituição do turismo no Nordeste brasileiro. Nosso objetivo foi compreender os discursos enquadrados em fotografias que se configuram em aspectos culturais priorizados como parte dessas paisagens. Apreendemos a fotografia como imagem crítica para englobar os significados que legitimam e divulgam esses espaços religiosos em seu processo de caracterização enquanto atrações turísticas. Para viabilizar a pesquisa foram selecionadas as fotografias arquivadas no banco de dados de órgãos oficiais, em livros e fotojornalismo do autor. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o referido fotógrafo, secretários políticos e demais agentes envolvidos no cenário turístico. A metodologia se dá através da arqueologia da impressão expressa na confluência da tríade: fotografia, paisagem e turismo definida nesta tese por enquadramento espetacularizado, categoria de análise balizada pelas reflexões de George Didi-Huberman e Guy Debord. O enquadramento espetacularizado trata-se de um discurso permeado pela cumplicidade entre os elementos que elaboram a paisagem e favorecem a perpetuação de visualidades que desenham o espaço transformando-o em espetáculo. Desse eixo, desmembram-se questões que operam com a produção imagética capaz de nortear o entendimento dos discursos que padronizam paisagens, naturalizando as relações socioespaciais. Consideramos que as paisagens elaboradas estão atreladas a ícones passados referenciadores da região que condicionam as visualidades no presente. Em tese verificamos que as paisagens potiguar, enquadradas no discurso fotográfico, dinamizadas a partir das políticas de turismo estão culturamente engendradas por um sintoma de visualidades pretéritas que espetacularizadas favorecem a manutenção de discursos hegemônicos em detrimento dos interesses plurais e democráticos. O que ocorre dá visibilidade a estereótipos pré-estabelecidos e afasta-se da possibilidade de um desenvolvimento baseado na economia interpretativa, capaz de favorecer a valorização do capital cultural local e a inclusão dos indivíduos locais.