Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11937
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais por Autor "Alberto, Gabriel Gagliano Pinto"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese O Professor José Botelho e a Escola Brasileira de Clarineta na segunda metade do século XX(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-20) Alberto, Gabriel Gagliano Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/6232503538224768; ; http://lattes.cnpq.br/4379064197025067; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/2568499843473943; Sandroni, Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/2096219243191159; Raymundo, Harlei Aparecida Elbert; ; http://lattes.cnpq.br/8422678054808527; Germano, José Willington; ; http://lattes.cnpq.br/9070289595467890Este trabalho busca compreender o que é a Escola Brasileira de Clarineta a partir da segunda metade do século XX, tomando como referência a experiência e a história de vida de um clarinetista que participou de seu processo de consolidação, a saber, o Professor José Cardoso Botelho. Através da ferramenta da memória social, foi possível se obter dados que coligissem traços característicos desta escola, assim como informações históricas a partir dos quais os aspectos observados parecem ter surgido. A análise demonstrou, ainda, a forte presença do paradigma Mestre-Aprendiz na construção desta escola e como este se relaciona com a pedagogia, formação profissional e concepção ideológica na área das Práticas Interpretativas. A abordagem utilizada confia que a história de vida do personagem investigado envolve-se com a história da própria escola, de sorte que a sua trajetória é permeada por elementos constitutivos da identidade de ambos, o mestre e a escola a que pertence.