Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais por Autor "Aguirre, Moisés Alberto Calle"
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Tese Brincar, atividade humana e ferramenta pedagógica no contexto escolar da região metropolitana de natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-06-18) Estácio, Mércia Maria de Santi; Clementino, Maria do Livramento Miranda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783271Y9&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/8558751183456006; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Aguirre, Moisés Alberto Calle; ; http://lattes.cnpq.br/0743856406326460; Brandão, Isabel Cristina de J.; ; http://lattes.cnpq.br/7700739968324140; Silva, Lenina Lopes Soares;Versa esta tese sobre o uso de ferramentas pedagógicas pautadas no brincar e no lúdico em escolas públicas municipais da Região Metropolitana de Natal (RMN), contribuindo para o ensino e a aprendizagem dos alunos da educação básica nos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Partimos do pressuposto de que o brincar seja uma atividade/necessidade humana, implicando, portanto, no desenvolvimento adequado das crianças nos aspectos físico, psíquico, biológico, cultural, social e histórico. Consideramos a mediação exercida pelo professor em sala de aula, bem como a afetividade existente entre docente e discente, condições sine qua non para que o processo de ensino e de aprendizagem se concretize. Em termos teóricos, colaboraram os seguintes autores: Paulo Freire, com sua visão dialógica; Lev S. Vygotsky, que afirma que aprendemos e por isso nos desenvolvemos; Pierre Bourdieu e o seu conceito de habitus, compreendido como algo incorporado e, como tal, processual, e do capital cultural que precisa ser alimentado e (re)significado na escola; Luiz Pereira, Bernard Lahire e Gilles Brougère, além de outros autores que trouxeram suas contribuições teóricas. O campo empírico da pesquisa foi composto pela Escola Municipal Professor Ulisses de Góes, situada no bairro de Nova Descoberta, em Natal, e da Escola Municipal José Horácio de Góis, localizada na comunidade de Guanduba, em São Gonçalo do Amarante, município da Região Metropolitana de Natal (RMN). Utilizamos como metodologia a pesquisa-ação-colaborativa como possibilidade de participação efetiva dos sujeitos da pesquisa, imputando-lhes voz e atuação no processo, e não apenas considerando-os como observadores. Os resultados encontrados sinalizam a eficácia das ferramentas pedagógicas pautadas no brincar e no lúdico para a aprendizagem dos alunos, mas que por si só não são capazes de resolver todos os problemas da escola. Assim, outros encaminhamentos precisam ser assegurados, como o planejamento das ações a serem desenvolvidas na escola e na sala de aula, orientação pedagógica sistematizada para o corpo docente, participação/envolvimento da família na vida escolar dos alunos, dentre outras ações que necessitam ser ponderadas para que a educação cumpra seu papel e promova a emancipação do sujeito, pois, na perspectiva libertadora freiriana, a leitura de mundo precede a leitura da palavra"Dissertação A educação básica na região metropolitana de Natal: uma análise da qualidade educativa e sua relação com o contexto familiar dos alunos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-06-09) Bezerra, Tiago Souto; ; http://lattes.cnpq.br/8998937158872406; ; http://lattes.cnpq.br/5719399095601077; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Teixeira, Maria Lina Leão; ; http://lattes.cnpq.br/6607383949443237; Aguirre, Moisés Alberto Calle; ; http://lattes.cnpq.br/0743856406326460A resente dissertação teve como objetivo investigar o processo de educaação formal de crianças e adolescentes via escolarizaação de nivel fundamental e principalmente, oa uxílio da família nas atividades escolares domésticas como uma das etapas do processo de ensino aprendizagem. O acompanhamento do aluno proporcionado pelo capital cultural de sua família foi o viés das análises dissertativas aqui apresentadas por meio de um recorte espacial das escolas públicas de ensino fundamental dos municípios da RMNatal. Tal recorte se justifica por meio da recente avaliação de sua educaação básica, feita pelo MEC, diagnosticando ,em 2011, apenas 1% dos alunos em estágio considerado adequado de aprendizagem em matemática. Enquanto que 62% estão em estágio educativo considerado crítico nessa disciplina. Diante disto esta dissertaação faz uma análise teórica acerca do capital cultural herdado e adquirido no âmbito familiar, sobretudo focando, nas distâncias entre o nível cultural da família do aluno e o requerido pela escola. Em seguida apresenta os aspectos fundamentais da problemática acerca do fenômeno urbano, focando nas hierarquias e estruturas sociais dos espaços citadinos que expressam difernciações, segmentações e segregrações socio-espaciais, além de exclusões sociais. A ênfase nas desigualdades aponta para o desenvolvimento de um ethos urbano, via escolarizaação, que se desenvolve a partir de singularidades sociais. A desenvolver teoricamente o tema do capital cultural familiar, este trabalho procurou operacionalizar o conceito através da interpretação dof enômeno estudado por um trabalho lógico de validação de hipóteses. A operacionalizaação dos conceitos de forma sistêmica transformou elementos estatísticos em indicadores com o objetivo de medir a incidência das características individuais sociais e culturais dos alunos. Considerou-se por fim, que os componentes avaliados, capital cultural familiar e as condições habitacionis das famílias, podeme xercer influência no desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos na escola.Dissertação Inclusão digital: a inserção das tecnologias informacionais nas escolas públicas da RMNatal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-09-30) Cruz, Aracely Xavier da; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783271Y9&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/7773902247167837; Aguirre, Moisés Alberto Calle; ; http://lattes.cnpq.br/0743856406326460; Koslinski, Mariane Campelo; ; http://lattes.cnpq.br/4896487821943193O presente trabalho tem por objetivo verificar a influência da Inclusão Digital no desempenho escolar dos alunos de Ensino Médio da rede pública na Região Metropolitana de Natal, através do uso do computador de forma pedagógica e da utilização da Internet. No decorrer do trabalho, tentamos responder à indagação: O uso pedagógico da informática, associado à Internet, contribui para a melhoria do desempenho escolar dos alunos das escolas públicas da Região Metropolitana de Natal? Para responder à indagação de pesquisa, debruçamo-nos diante do banco de dados do INEP relativo à infraestrutura das escolas e ao banco das taxas de desempenho escolar. Para tanto, realizamos procedimentos técnicos para obter a relação entre Internet e Desempenho Escolar. Em seguida, foram configurados os Ambientes Escolares de Inclusão Digital e realizados os cruzamentos com taxas de aprovação, distorção e reprovação. Os resultados da pesquisa apontam que, de acordo com a classificação estabelecida em Ambientes Escolares Incluídos, Ambientes Escolares Deficitários, Ambientes Escolares Adversos e Ambientes Escolares Excluídos, o que tem prevalecido na Região Metropolitana de Natal são as escolas que se encontram na condição de excluídas.Dissertação Redistribuição e reconhecimento: o caso das políticas sociais nos municípios de Natal e Belo horizonte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-02-25) Morais, Thais de Freitas; ; http://lattes.cnpq.br/8871454632145848; ; http://lattes.cnpq.br/3932310571829551; Aguirre, Moisés Alberto Calle; ; http://lattes.cnpq.br/0743856406326460; Almeida, Marlise Miriam de Matos; ; http://lattes.cnpq.br/1974404093620849Esta pesquisa se refere a um estudo comparativo entre as políticas sociais dos municípios de Natal (RN) e Belo Horizonte (MG). Entendendo que as demandas por justiça social nas sociedades contemporâneas exigem tanto redistribuição econômica, quanto reconhecimento cultural, nos propusemos a investigar, a partir das formulações de Nancy Fraser (1996, 2005a, 2005b, 2007), de que maneira esses dois municípios incorporam tais dimensões em seus programas sociais.