Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais por Autor "Aldatz, Julliani Laiss Alves Maia"
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Dissertação Mobilidade urbana e organização sócio-espacial na região metropolitana funcional de Natal(2018-05-24) Aldatz, Julliani Laiss Alves Maia; Silva, Alexsandro Ferreira Cardoso da; ; ; Ferreira, Larissa da Silva; ; Finatti, Rodolfo;Diante da complexidade que envolve o processo de desenvolvimento do espaço urbano, o conceito de organização sócio-espacial apresenta-se como orientação teórico-metodológica para compreender os processos simultâneos de produção e funcionamento desse espaço. Isto é, como as estruturas espaciais, que resultam de ações sociais de diversos agentes, se interrelacionam determinando, assim, o real modelo de desenvolvimento urbano. Nesse sentido, esta pesquisa empenhou-se em compreender a mobilidade urbana mediante a perspectiva da organização sócio-espacial, averiguando as limitações impostas à rede de atuação do Sistema de Transporte Público Coletivo Urbano, tendo como área de estudo a Região Metropolitana Funcional de Natal, entre os anos de 2010 e 2017. Para tal fim, as análises específicas realizadas incluem: a) a análise associada da estrutura de circulação e da distribuição populacional, sendo possível a delimitação de áreas para as variáveis densidade demográfica e rendimento médio mensal; b) a análise de centralidades, mediante a identificação da formação e/ou consolidação de novas áreas centrais – em escala metropolitana – como polos geradores (ou intensificadores) de fluxos. Esta análise baseou-se na identificação de concentrações de unidades locais de atividades empregatícias e da apreensão das interações espaciais entre as cidades que compõem a Região Metropolitana Funcional de Natal, considerando a movimentação pendular motivada pelo deslocamento residência-trabalho; c) a identificação dos efeitos da organização sócioespacial composta pelas estruturas de circulação, distribuição populacional e áreas centrais no Sistema de Transporte Público Coletivo, a partir da sua rede física de atuação, limitando-se a categoria transporte regular (modal ônibus). Com o apoio de ferramentas de Análise Espacial e da utilização de dados primários e secundários, coletados entre os anos de 2010 e 2017, de fontes públicas e privadas, as análises realizadas possibilitaram constatar as influências que o conjunto associado das estruturas de circulação, de distribuição populacional e de áreas centrais ocasionam à rede de Transporte Público Coletivo, evidenciando, desse modo, um modelo de desenvolvimento marcado pelas desigualdades e pelas dificuldades de mobilidade impostas ao cidadão metropolitano.