Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva por Autor "Aguiar Neta, Anízia"
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Dissertação Integração ensino e serviço: dizer e fazer saúde na atenção básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-28) Aguiar Neta, Anízia; Alves, Maria do Socorro Costa Feitosa; ; ; Noro, Luiz Roberto Augusto; ; Ceccim, Ricardo Burg;A formação dos estudantes de graduação da área da saúde, os quais são acompanhados pelos preceptores em saúde, apresenta-se como um tema de importância reconhecida pelos estudiosos da área de Educação em Saúde. A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde propõe a disseminação de capacidade pedagógica no SUS, de modo que a rede pública de saúde passe a constituir-se num espaço de ensino-aprendizagem no exercício do trabalho, o que significa que a formação dos estudantes e profissionais deve acontecer dentro do próprio serviço, em situações reais. A discussão atual sobre Educação e Saúde tem mostrado que ainda é tênue na formação dos profissionais a apropriação do Sistema Único de Saúde. Há a necessidade de maior integração entre os serviços de saúde e a academia. Objetivos: conhecer a atuação dos preceptores, em serviço, no que diz respeito à sua participação no processo de formação dos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde na UFRN; e estudar a atividade de preceptoria em sua complexidade, considerando sua importância para a formação dos estudantes. A Metodologia qualitativa nos possibilitou, a partir do uso das técnicas de Entrevista Semi Estruturada e Observação Direta, alcançar estes objetivos. A análise dos dados, feita a partir da Abordagem Hermenêutica-Dialética, tendo como mediadores os conhecimentos das áreas da Educação, Educação em Saúde e da Saúde Coletiva, mostrou que os preceptores em saúde educam-se enquanto educam. O processo educativo é permeado por saberes e experiências heterogêneas, fator altamente favorável à formação dos estudantes e profissionais. Práticas educacionais inovadoras revelaram-se capazes de, a partir da mediação dos preceptores e demais profissionais atuantes no Projeto PET Saúde, ampliar o aprendizado. Os componentes curriculares Saúde e Cidadania - SACI e Programa de Orientação Tutorial Integrado para o Trabalho em Saúde - POTI, escolhidos como base para esta experiência estabeleceram, para os preceptores, a necessidade de buscar novos conhecimentos, possibilitando a cada ator extrapolar sua área específica de formação acadêmica e interagir com as demais áreas, o que torna o aprendizado mais interessante, prazeroso e significativo.