PPGPSICO - Mestrado em Psicobiologia
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Navegando PPGPSICO - Mestrado em Psicobiologia por Autor "Albuquerque, Fabíola da Silva"
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Dissertação Déficits de memória induzidos por baixas doses de reserpina em ratos: possível relação com prejuízos no processamento emocional na Doença de Parkinson(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-04-03) Souza, Valéria Fernandes de; Silva, Regina Helena da; ; http://lattes.cnpq.br/0101190051087933; ; http://lattes.cnpq.br/2818093843890278; Ribeiro, Alessandra Mussi; ; http://lattes.cnpq.br/7373640456805525; Abílio, Vanessa Costhek; ; http://lattes.cnpq.br/2393173678667897; Albuquerque, Fabíola da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9612689594246296Recentemente verificamos que a administração de reserpina (que causa depleção de monoaminas) em doses que não afetam a função motora, levou a prejuízos na memória em roedores submetidos à tarefa de esquiva discriminativa. Em conjunto com dados da literatura, esses resultados sugerem que o efeito amnésico da reserpina em ratos pode ser uma abordagem adequada para o estudo dos sintomas cognitivos da doença de Parkinson. No presente estudo, foram investigados os efeitos da reserpina (0,1 - 0,5 mg/Kg) no desempenho de ratos no reconhecimento de objetos, na memória operacional espacial (alternação espontânea) e na memória emocional (condicionamento contextual de medo). O reconhecimento de objetos e a alternação espontânea não foram afetados pelo tratamento com reserpina, ao contrário do condicionamento contextual de medo, que foi prejudicado. Associados a estudos prévios, esses resultados sugerem que uma depleção moderada de monoaminas pode eferencialmente induzir déficits em tarefas que envolvem contextos emocionais. Dessa forma, é possível que haja uma relação entre déficits cognitivos e processamento emocional na doença de ParkinsonDissertação Efeito da coesão semântica sobre a discriminação de itens emocionais em testes de memória de reconhecimento de palavras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-04-11) Leite, Raphael Bender Chagas; Silva, Regina Helena da; Albuquerque, Fabíola da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9612689594246296; ; http://lattes.cnpq.br/0101190051087933; ; http://lattes.cnpq.br/9016449164468044; Santos, Flávia Heloisa dos; ; SANTOS, Flávia Heloisa dos; Araújo, John Fontenele; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792718J4Itens com alto grau de alerta emocional são melhor recordados em tarefas de memória do que itens neutros. Um tipo de item emocional que beneficia os processos de memória declarativa são as palavras tabus. Estas são palavras que sofrem uma proibição convencional imposta por tradição ou costume. A literatura sugere que o melhor desempenho destas palavras é devido ao alerta emocional e também ao fato de formarem um grupo semântico coeso, constituindo um efeito positivo aditivo. Entretanto, estudos com listas semânticas apontam que a coesão pode produzir um efeito negativo de interferência, prejudicando a recordação. Analisamos, em dois experimentos, o efeito do alerta e da coesão semântica de palavras tabus em testes de reconhecimento, comparando com palavras agrupadas em duas outras categorias: com relação semântica e sem alerta (categoria semântica) e neutras ou com pouca relação semântica (categoria objetos). Nossos resultados apontaram que a coesão prejudicou o desempenho no teste por aumentar o número de alarmes falsos. Esse efeito foi fortemente observado nas palavras da categoria semântica em ambos os experimentos, mas também nas palavras tabus e nas neutras, quando ambas foram explicitamente consideradas como categorias semânticas por meio da instrução do teste do experimento 2. Apesar do prejuízo da coesão semântica, em ambos os experimentos as palavras tabus foram mais discriminadas do que as demais e esse resultado concorda com a indicação do alerta emocional como principal fator para o melhor desempenho de itens emocionais em testes de memóriaDissertação Estampa temporal na memória de reconhecimento em estudantes universitários(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-04-13) Barbosa, Flávio Freitas; Silva, Regina Helena da; Albuquerque, Fabíola da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9612689594246296; ; http://lattes.cnpq.br/0101190051087933; ; http://lattes.cnpq.br/3611261597113820; Bueno, Orlando Francisco Amodeo; ; http://lattes.cnpq.br/3763546320226094; Araújo, John Fontenele; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792718J4Na literatura há diversas evidências da modulação circadiana na memória explícita. Essa modulação pode acontecer de forma independente em cada um dos processos mnemônicos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do horário do dia sobre o desempenho da memória de curto-prazo (MCP) e de longo-prazo (MLP), utilizando testes de reconhecimento de palavras. Além disso, foi investigada uma possível modulação na evocação quando esta ocorria no mesmo horário da aquisição (estampa temporal), levando em consideração a variável cronotipo. Participaram do estudo 57 estudantes universitários, sendo 28 homens, entre 18 e 25 anos (21,72 ± 2,14). No treino (aquisição), os sujeitos escutaram uma lista de dez palavras. Logo a seguir, realizaram um teste de reconhecimento para avaliar a MCP e uma semana depois, realizaram um teste de reconhecimento para avaliar a MLP. Em cada um dos cronotipos, os sujeitos foram divididos em grupos conforme o horário de realização do treino da tarefa, parte pela manhã e a outra parte pela tarde. Uma semana depois parte dos sujeitos em cada um dos grupos realizou o teste para MLP pela manhã e outra pela tarde. Quando o desempenho dos sujeitos foi analisado conjuntamente, independente da classificação do cronotipo, foi encontrado um efeito do horário da aprendizagem na MLP, tendo melhor desempenho os sujeito que foram treinados pela tarde. Não foi evidenciado um efeito do horário na MCP e na evocação da MLP. No entanto, os matutinos que foram treinados e testados no mesmo horário tiveram um melhor desempenho do que os matutinos que foram treinados e testados em horário diferentes. Esse fenômeno não foi encontrado nos outros cronotipos. A modulação circadiana na memória de reconhecimento parece ocorrer de pelo menos duas formas distintas. A primeira, no horário da aquisição/consolidação, tendo o horário da tarde uma superioridade em relação ao da manhã. E a outra de acordo com o horário em que ocorre a evocação (estampa temporal), tendo sido pela primeira vez demonstrado esse fenômeno em seres humanos, ainda que apenas nos matutinosDissertação O jogo de RPG como ferramenta auxiliar de aprendizagem na disciplina de Ciências(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003-12-19) Santos, Luiz Otávio Silva; Albuquerque, Fabíola da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9612689594246296; ; Silva, Valdir Luna da; ; http://lattes.cnpq.br/8681906752938613; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939Y5; Menezes, Alexandre Augusto de Lara; ; http://lattes.cnpq.br/1846287904254246A reflexão a respeito da forma tradicional de ensino, caracterizada por uma maneira estática e descritiva, que ainda persiste nas Escolas e o enriquecimento do mundo social têm motivado a procura por novas técnicas que estimulem os alunos para o processo de ensino/aprendizagem, como os jogos de representação denominados de RPG (do inglês Roleplaying Games), já utilizados em várias disciplinas. Dada a riqueza de temas de Ciências e Biologia que poderiam ser explorados através do RPG, nosso objetivo foi criar um jogo que pudesse ser utilizado como ferramenta auxiliar de aprendizagem. PANGÉIA, o jogo criado, foi constituído a partir do sistema GURPS e ambientado nas Eras geológicas da Terra. O objetivo do jogo consistia em vivenciar um personagem, que era um animal de uma das Classes dos Vertebrados, e fazê-lo sobreviver e reproduzir ao longo de Aventuras. Estas consistiam da narrativa dos desafios enfrentados pelo personagem realizada pelo Mestre, os quais eram resolvidos através do lance de dados. Nessa narrativa, o Mestre introduzia conceitos e informações sobre os temas abordados. Para avaliar o funcionamento do jogo, solicitamos a 11 voluntários, alunos de duas Escolas de Natal, que jogassem PANGÉIA. Antes do jogo, e sem conhecimento dos objetivos finais do trabalho, esses voluntários responderam a um questionário de conhecimentos, o mesmo que foi aplicado após o jogo. Comparando as opções de resposta dos voluntários antes e depois, encontramos fortes sugestões de que algumas delas foram influenciadas pelo jogo. A partir desse teste, identificamos a necessidade de modificações importantes em PANGÉIA, principalmente uma maior relação entre o questionário e a Ambientação com a narrativa do Mestre. Para tornar PANGÉIA uma ferramenta auxiliar de aprendizagem, será necessária a confecção de um manual para o professor que também sugira o formato da aplicação do jogo. Contudo, a partir desse protótipo, concluímos que os temas da Ciência e da Biologia podem ser facilmente adaptado ao jogo do tipo RPG e que a flexibilidade deste, possibilita múltiplas combinações que podem vir a ajudar na aprendizagem de conteúdos de difícil assimilação em sala de aulaDissertação Ontogênese comportamental de Callithix jacchus em ambiente natural(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-09-30) Lima, Ana Karinne Moreira de; Miranda, Maria de Fátima Arruda de; ; http://lattes.cnpq.br/4654421846443562; ; http://lattes.cnpq.br/0831675319928530; Souza, Arrilton Araújo de; ; http://lattes.cnpq.br/8822052460371633; Albuquerque, Fabíola da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9612689594246296Na maioria dos primatas, a mãe é o principal responsável pelo cuidado no princípio de vida dos filhotes, uma vez que, como nos demais mamíferos, os infantes dependem da sua mãe para o provimento nutricional. Porém, ao contrário de grande parte deles, em algumas espécies, os infantes também são dependentes de outros indivíduos com relação ao transporte, supervisão e partilha de alimento. Para se compreender a distribuição do cuidado à prole é fundamental conhecer a dinâmica social do grupo. Vários trabalhos realizados no ambiente natural, na fase de infante têm estudado, principalmente, o cuidado através do transporte dos filhotes. No nosso estudo foram abordadas as diferentes formas de cuidado aos infantes (transporte, supervisão e partilha de alimento) e o desenvolvimento do repertório comportamental ao longo das fases infantil e juvenil buscando compreender melhor como se estabelece o desenvolvimento e a sobrevivência dos filhotes de Callithrix jacchus, em ambiente natural. A sazonalidade na caatinga foi marcante nesse estudo e as coletas tiveram duas estações distintas para cada uma das proles observadas, uma seca e outra chuvosa. Essas variações ambientais parecem ter influenciado a distribuição de atividades dos animais em desenvolvimento. Mesmo assim a maior disponibilidade de recursos na estação chuvosa não parece ter sido o fator de maior influencia no padrão de atividades. Os Resultados são apresentados em 2 manuscritos