Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social por Autor "Alvarez, Luis Guillermo Meza"
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Dissertação Fluxos religiosos na casa da Madrinha Dodô: Ladeira do Horto, Juazeiro do Norte-Ceará(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-02) Julio, Janaina Felix; Assunção, Luiz Carvalho de; https://orcid.org/0000-0002-0718-0492; http://lattes.cnpq.br/6232503538224768; http://lattes.cnpq.br/3255315982141573; Freitas, Eliane Tânia Martins de; http://lattes.cnpq.br/8202430744079222; Alvarez, Luis Guillermo Meza; Paz, Renata MarinhoEsta dissertação tem como objetivo analisar a Casa da Madrinha Dodô, localizada na rua do Horto, município de Juazeiro do Norte – CE, concebendo-a como um espaço religioso híbrido de múltiplos símbolos, crenças e práticas rituais. Nesta perspectiva, nosso objetivo busca compreender a relação e os rituais religiosos entre os índios Pankararu e as rezadeiras na reza da cura na romaria de finados. As referências teóricas deste trabalho partiram de duas categorias centrais: a primeira, o catolicismo popular ou catolicismo plural. Nos termos de Sanchis (2001), a “mistura” se dá com elementos da Igreja romanizada, com o Espiritismo, com rituais étnicos, afro-brasileiros e de outras crenças dentro de um universo religioso. Assim como a categoria catolicismo popular atravessa o trabalho, a segunda categoria que se movimenta na escrita é o conceito de práticas-mágicas religiosas para pensarmos os rituais de cura na Casa da Madrinha Dodô como um espaço simbólico por excelência, no qual os especialistas executam a função de significativa importância entre dois mundos: o espiritual e o material. As qualidades e virtudes mágico-religiosas conduzem nossa investigação para as rezas populares, dentre estas, as relacionadas à reza da cura e a prática de benzeção que se configura como ritual mágicoreligioso na Casa da Madrinha Dodô. Neste cenário, a ideia de cura é constantemente negociada, as pessoas estabelecem relações, reestruturam suas experiências de ser e estar no mundo (RABELO, 2008). Importa analisar os rituais da Casa da Madrinha Dodô considerando os efeitos produzidos nas pessoas que estão em busca da cura, sobretudo, por meio da dimensão terapêutico-religiosa nesses transportes para o mundo dos espíritos. As falas dos interlocutores(as) formam um conjunto de entrevistas e são ferramentas analíticas essenciais para a construção etnográfica da pesquisa; são as estratégias metodológicas desta dissertação. Alcançamos o entendimento de que na Casa da Madrinha Dodô as aldeias se encontram nesse espaço religioso híbrido de múltiplos símbolos, crenças e práticas rituais abrangentes nas terapêuticas de cura. Não parto de um lugar apenas, são lugares que constroem a referência da Madrinha Dodô, identidade étnica ancestral que conecta madrinha Dodô da Aldeia Kalankó (Alagoas), às rezadeiras da aldeia (Kapinawá) e os índios (Pankararu) da aldeia de Brejo dos Padres. Atravessamos a narrativa transitando pelos encantos dos encantados e os espíritos que circulam entre as almas e os corpos nos rituais étnicos da Casa da Madrinha Dodô, um pluralismo religioso parte de uma tradição que exerce um lugar considerável na vida da comunidade.Tese Santo de casa não obra milagres: os impactos das políticas de salvaguarda na Festa de Santo Antônio (Barbalha/Ceará)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-22) Silva, Cícera Tayane Soares da; Cavignac, Julie Antoinette; https://orcid.org/0000-0003-0192-1103; http://lattes.cnpq.br/2111200163433960; https://orcid.org/0000-0002-6053-2231; http://lattes.cnpq.br/0951806835065765; Vieira, José Glebson; Alvarez, Luis Guillermo Meza; Ferreira, Flávio Rodrigo Freire; Paz, Renata Marinho; Marques, RobertoDesde os anos 2000, constata-se um crescimento significativo de estudos sobre patrimônios imateriais. No entanto, poucos se dedicam a observar os procedimentos das agências responsáveis por realizar os registros e as repercussões locais. Assim posto, este trabalho surge como proposta de análise dos processos de patrimonialização e de seus impactos na “Festa de Santo Antônio”, em Barbalha/CE. Para tanto, foram observadas as tensões e disputas entre os festeiros, os representantes das instituições de preservação e a igreja. Além disso, dedicou-se atenção à atuação dos profissionais municipais (secretaria de cultura, turismólogos etc.) e à presença dos grupos populares. Com o registro da festa no livro das celebrações do Iphan, em 2015, observa-se uma transformação das performances, como também um aumento da burocratização e das tensões entre instituições municipais e estaduais. A pesquisa foi realizada nos anos de 2018 e 2019, durante a preparação da festa e no momento de sua concretização. Em 2020, foram realizadas entrevistas com os agentes municipais e os integrantes dos grupos populares. Os procedimentos metodológicos adotados foram, sobretudo, a etnografia e entrevistas semiestruturadas. Durante o estudo, constatou-se que a patrimonialização do festejo ocasionou a modificação das tradições populares, tornando o evento algo espetacular para a região do Cariri. A grande repercussão da festa e, consequentemente, o seu registro enquanto patrimônio imaterial está ligados ao papel que os grupos populares desempenham nesse contexto e ao modo como a narrativa sobre o festejo e a cultura popular foram construídas por setores elitizados da cidade, que consolidaram a festa como um evento popular/tradicional. Essa narrativa colaborou para os silenciamentos dos grupos populares sobre a manifestação cultural da “Festa de Santo Antônio”, que resultou na burocratização e na dificuldade dos detentores do bem em ter acesso às políticas culturais. Por consequência, em muitos casos, o patrimônio da festa se torna distante das populações que a criaram, refletindo a falta de diálogo entre os grupos populares e as instituições de preservação.