PPGEM - Mestrado em Engenharia Mecânica
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Navegando PPGEM - Mestrado em Engenharia Mecânica por Autor "Almeida, Igor Marcel Gomes"
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Dissertação Análise da transferência de calor de fluidos térmicos aditivado com etilenoglicol e polímeros(2016-12-19) Santana, Rony Oliveira de; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; ; http://lattes.cnpq.br/8673332414572221; ; http://lattes.cnpq.br/5323306647935754; Fontes, Francisco de Assis Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/9043538628554844; Fontes, Lúcio Angelo de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/6626062514308083; Almeida, Igor Marcel Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/2914541046309057Um sistema de arrefecimento é usado para manter a temperatura ideal de funcionamento e evitar sobreaquecimento, através de um fluido térmico também chamado fluido de arrefecimento e um trocador de calor. Os fluidos de arrefecimento são normalmente compostos por uma solução de água e um aditivo, além de aditivos inibidores de corrosão e corantes. O etilenoglicol é um tipo de álcool amplamente utilizado como aditivo por ser totalmente solúvel, com baixa ou nenhuma atividade corrosiva e quimicamente estável, além de reduzir a pressão de vapor da água. A redução da pressão de vapor da solução garante aumento do ponto de ebulição (ebulioscopia), permitindo uma maior eficiência de troca térmica do fluido em temperaturas mais elevadas sem mudança de fase, também é obtida uma diminuição do ponto de congelamento da água (crioscopia). Por ser tóxico, o etilenoglicol sofre atualmente concorrência de aditivos orgânicos poliméricos de alta condutividade térmica, desenvolvidos para ter um comportamento térmico semelhante ao etilenoglicol, com a vantagem de ser atóxicos e biodegradáveis. Este trabalho desenvolveu análises experimentais para caracterização energética de dois fluidos comerciais de arrefecimento, um a base de etilenoglicol e outro a base de polímero, foram realizadas análises que estimaram suas propriedades termofísicas a fim de verificar a eficiência energética do processo de transferência de calor no aparato experimental, desenvolvido como parte integrante deste trabalho.Dissertação Estudo experimental de nanofluido hídrico Al203-MWCNTs/POE(2018-12-14) Barbosa Júnior, Cleiton Rubens Formiga; Fontes, Francisco de Assis Oliveira; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; ; ; ; Fontes, Lúcio Ângelo de Oliveira; ; Almeida, Igor Marcel Gomes;O desenvolvimento de nanopartículas sólidas e a sua dispersão de em um fluidobase para melhoria das propriedades termomecânicas e intensificação dos processos de transferência de calor é um ramo da ciência que tem despertado muito interesse da comunidade científica e impulsionado vários segmentos da indústria nas últimas décadas. Neste contexto, propõe-se investigar um novo nanofluido híbrido a partir da adição de nanopartículas de alumina (Al203) e nanotubos de carbono de paredes múltiplas (MWCNTs) a um óleo lubrificante poliolester (POE), originalmente desenvolvido para aplicação em compressores de refrigeração. As nanopartículas de Al203 e MWCNTs foram dispersas na proporção 50/50 no óleo POE nas concentrações de 0,10 g/L, 0,25 g/L, 0,50 g/L e 1,00 g/L. O nanofluido híbrido Al2O3-MWCNTs/POE foi submetido à processos de sonicação por ultrassom com sonda de imersão e agitação magnética rotativa para melhoria da estabilidade. Propriedades térmicas, reológicas e lubricidade foram mensuradas na faixa de concentração de 0-1,0% e temperaturas de 20 0C a 80 0C. A condutividade térmica do nanofluido híbrido na concentração de 1,00 g/L foi levemente superior ao óleo POE em todas as temperaturas. A viscosidade dinâmica e a lubricidade HFRR do nanofluido híbrido não apresentaram variações significativas em relação ao óleo POE. Finalmente, o nanofluido híbrido Al2O3- MWCNTs/POE na concentração de 1,00 g/L foi o que exibiu o melhor conjunto de propriedades termofísicas.Dissertação Performance comparativa entre R290/R600a (50:50) e R134a para drop-in em refrigerador doméstico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-12-20) Almeida, Igor Marcel Gomes; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; Fontes, Francisco de Assis Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/9043538628554844; ; http://lattes.cnpq.br/8673332414572221; ; http://lattes.cnpq.br/2914541046309057; Guerra, ângelo Roncalli de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7353332474621022; Bessa, Kleiber Lima de; ; http://lattes.cnpq.br/3825553608740400Esta pesquisa está baseada no seminário Uso de Fluidos Naturais em Sistemas de Refrigeração e Ar-Condicionado realizado em 2007 na cidade de São Paulo. O evento esteve inserido no Plano Nacional de Eliminação de CFC´s, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O objetivo do trabalho é analisar a performance da aplicação de hidrocarbonetos como misturas zeotrópicas em refrigerador doméstico e validar a aplicação das normas técnicas de ensaios de abaixamento de temperatura e ciclagem para a mistura R290/R600a (50:50) em refrigerador doméstico. Foi desenvolvida primeiramente uma análise computacional do R290/R600a (50:50) em relação ao R134a e outras frações de massa da mistura de hidrocarbonetos operando no ciclo de refrigeração padrão ASHRAE de modo a comparar as características operacionais e termodinâmicas destes fluidos com base no software REFPROP 6.0. As características do ciclo Lorenz são apresentadas como aplicação direcionada às misturas zeotrópicas. Ensaios normalizados de abaixamento de temperatura e ciclagem foram desenvolvidos para avaliar a performance da mistura de hidrocarbonetos R290/R600a (50:50) como uma alternativa de drop-in do R134a em refrigerador doméstico de 219 litros de capacidade. Os resultados mostraram que a utilização do R290/R600a (50:50) com uma carga reduzida em 53% da carga de R134a apresenta desempenho energético ligeiramente inferior ao R134a. O COP obtido para a operação com a mistura de hidrocarbonetos foi cerca de 13% inferior em relação ao R134a. Os tempos de abaixamento de temperatura nos compartimentos do refrigerador para os fluidos analisados foram bastante próximos, tendo sido verificada uma redução de 4,7% no tempo de abaixamento para o R290/R600a em comparação ao R134a, no compartimento do freezer. Foi verificado um maior consumo de corrente elétrica do refrigerador quando operando com o R290/R600a. Os valores obtidos foram superiores cerca de 3% em relação ao R134a. A carga de 40 g do R290/R600a se mostrou diminuta para o equipamento analisadoDissertação Taxa de evaporação de combustíveis em função da temperatura: análise termoeconômica aplicada a postos de serviços do RN(2016-12-19) André, Thiago da Silva; Fontes, Francisco de Assis Oliveira; Fontes, Lúcio Angelo de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/6626062514308083; ; http://lattes.cnpq.br/9043538628554844; ; http://lattes.cnpq.br/4001624102117533; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; ; http://lattes.cnpq.br/8673332414572221; Almeida, Igor Marcel Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/2914541046309057Este trabalho é resultado de um estudo de análises experimentais que mediram a taxa de evaporação, em função da temperatura, de quatro combustíveis, a saber: gasolina comum, álcool combustível, Diesel S10 e gasolina GRID, realizados para seis níveis térmicos diferentes, seguido de uma análise de custos das perdas potenciais por evaporação, aplicada a tanques subterrâneos de postos de combustíveis. Quando esses combustíveis liberam vapores à atmosfera podem causar danos ao meio ambiente. Em postos de serviços, esse vapor é liberado quando do abastecimento do veículo ou pelas linhas de respiro do Sistema de Abastecimento Subterrâneo de Combustíveis - SASC. Quando o posto não possui proteções contra essas emissões fugitivas, elas atingem flora, rios, lençóis freáticos etc. Além da poluição dos recursos naturais, a perda por evaporação atinge as finanças do posto de combustível, tanto pelas multas geradas pelas contaminações, quanto pela perda de ativo, os combustíveis. Dos combustíveis avaliados, o que apresentou a maior taxa de evaporação foi a gasolina GRID, seguido da gasolina comum, álcool e diesel S10.