PPGMUS - Mestrado em Música
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20007
Navegar
Navegando PPGMUS - Mestrado em Música por Autor "Alvarenga, Hermes Cuzzuol"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Elegia nº 1 para violino e piano de Cláudio Santoro: poética e performance(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-13) Vasconcelos, Deyse Firmino Fernandes; Queiroz, Rucker Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/6857099875317506; http://lattes.cnpq.br/0255064619185037; Oliveira, Mário André Wanderley; https://orcid.org/0000-0001-8349-0380; http://lattes.cnpq.br/3051960153236945; Alvarenga, Hermes Cuzzuol; Mello Filho, Silvio FerrazA pesquisa proposta tem como objetivo principal analisar as características estilísticas, idiomáticas e interpretativas da "Elegia n° 1 para violino e piano" de Claudio Santoro. A investigação se concentra em entender como as suas diferentes fases composicionais se refletem nessa obra, destacando a evolução de seu estilo e trajetória ao longo do tempo. Ressalta-se, como aspecto central do estudo, ensaio sobre a poética inserida na composição, investigando como Santoro utiliza elementos musicais para transmitir emoção e significado. Para tanto, propõe-se análise da estrutura formal da peça, observações acerca do uso de recursos harmônicos e melódicos além de outros elementos característicos de sua última fase, e, ainda, reflexão de como esses aspectos contribuem para a montagem da linha interpretativa a ser constituída pelo violinista e pianista. Não somente, o estudo se aprofunda na relação entre a escrita de Santoro e as características idiomáticas do violino, considerando sua própria experiência como violinista, permitindo uma compreensão mais profunda de como o compositor explorou as virtudes expressivas e técnicas do instrumento, influenciando diretamente as escolhas interpretativas no que diz respeito à execução da obra. Uma contribuição prática do trabalho é a criação de uma edição da partitura que visa auxiliar os instrumentistas na performance desta peça. Essa edição pode incluir marcações interpretativas, sugestões de fraseado, dinâmicas e outras informações que ajudam na elaboração e execução poética do compositor. Dessa forma, a pesquisa não apenas explora aspectos técnicos e estilísticos da Elegia n°1, mas também busca ampliar o acesso ao repertório e a performance da música brasileira para violino, proporcionando recursos valiosos para músicos interessados em explorar essa obra de destacada relevância do repertório nacional.Dissertação Não importa se morrerem antes... de Marcílio Onofre: criação, colaboração e aspectos técnicos-interpretativos(2019-12-09) Oliveira, Mariana Rodrigues de; Queiroz, Rucker Bezerra de; ; ; Presgrave, Fábio Soren; ; Alvarenga, Hermes Cuzzuol;A presente pesquisa visa oferecer algumas reflexões sobre a relação compositor-intérprete na música Não importa se morrerem antes... para viola, rabeca e Orquestra de Cordas do compositor paraibano Marcílio Onofre (1982), como também a elaboração de uma proposta de interpretação desta peça. Para isto, realizou-se uma revisão bibliográfica, encontros com o compositor, além de entrevistas e da partitura final editada pela autora-intérprete. Desta pesquisa resultou uma proposta interpretativa construída em contato direto com o compositor, uma reflexão sobre a participação desta pesquisadora no processo de colaboração desde a concepção da obra, uma edição com dedilhados, métodos de técnica estendida utilizados para o estudo da obra e a estreia da peça com registro audiovisual. O processo de colaboração foi fundamental para a troca de conhecimentos e para a feição da peça, por meio da qual a autora e o compositor compartilharam experimentos de sons e interpretação.Dissertação Sinfonia para violino solo de Caio Facó: interações entre compositor e intérprete(2019-12-09) Araújo, Antonio Renato de; Queiroz, Rucker Bezerra de; ; ; Presgrave, Fábio Soren; ; Alvarenga, Hermes Cuzzuol;Este trabalho apresenta um relato da interação entre compositor e intérprete sobre a construção da interpretação da obra Sinfonia para Violino Solo de Caio Facó, encomendada especialmente para esta pesquisa. A proposta solicitava que a encomenda da obra fosse inspirada na estética da Música Armorial, atrelada às técnicas composicionais já utilizadas por Caio Facó em seu processo de composição. Na revisão de literatura realizada nesta pesquisa, não foram encontrados trabalhos que tratassem da trajetória composicional de Caio Facó, com exceção de seu trabalho de conclusão da graduação e da sua dissertação de mestrado; por isso optou-se por dedicar uma parte deste trabalho à vida e obra do compositor. O trabalho ainda conta com uma análise estrutural da obra, que poderá facilitar o entendimento sobre a peça, assim como aborda algumas das ferramentas metodológicas utilizadas na pesquisa. Desta pesquisa resultará uma proposta interpretativa para a obra, construída em contato com o compositor, que poderá servir como base para futuras interpretações, uma edição detalhada da partitura, além de registro audiovisual.