PPGMUS - Mestrado em Música
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Navegando PPGMUS - Mestrado em Música por Autor "Almeida, Cristiane Maria Galdino de"
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Dissertação Damodara: uma pesquisa-ação em uma turma da educação infantil com música/cultura Védica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-23) Góes, Aja Devi Dasi Soares Abreu de; Gaulke, Tamar Genz; http://lattes.cnpq.br/5743174259762170; http://lattes.cnpq.br/0322429105653987; Oliveira, Mario André Wanderley; http://lattes.cnpq.br/3051960153236945; Almeida, Cristiane Maria Galdino de; http://lattes.cnpq.br/7567236180576595Este trabalho teve como objetivo geral compreender o processo de planejamento, implementação e avaliação de atividades com música védica em uma turma de Educação Infantil no Núcleo de Educação da Infância/ Colégio de Aplicação da UFRN. Como objetivos específicos procurei: perceber como se dá o processo da educação musical numa perspectiva intercultural; entender quais as necessidades de aprendizagem musical intercultural da turma pesquisada; identificar quais elementos da cultura védica melhor se relacionam com o contexto em questão; e perceber as compreensões e reflexões desenvolvidas pelas crianças a partir do contexto intercultural musical com a cultura védica. Os conceitos de Música e Educação Musical como Prática Ética proposto por Wayne Bowman e as compreensões da cultura védica por A. C. Baktivedanta Swami Prabhupada e Hridayananda Das Goswami constituíram meu referencial teórico juntamente com a compreensão de música como cultura. A presente Pesquisa-ação foi desenvolvida no Núcleo de Educação da Infância/ Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/CAp – UFRN) na cidade do Natal-RN. Tendo em vista os objetivos da pesquisa a turma selecionada foi a Turma 4 A da Educação Infantil, último ano dessa etapa da educação. Os dados foram coletados a partir de áudios, diário de bordo, registros de imagem e vídeo e entrevista semiestruturada. Os resultados sinalizaram quatro enfoques principais: Bhuddhi Yoga: Uma Reflexão Sobre A Ação; Veda: Culturas Distintas, Valores Semelhantes; Maunan: Aqui e Agora e Kaumara: Do Imaginário ao Concreto, um Ato Criativo. Nessa perspectiva, esta pesquisa contribui para que a área da educação musical possa expandir suas propostas dentro de um viés ético comprometido com a diversidade. Conclui-se que é possível transpor a educação infantil e chegar aos demais níveis da educação básica trazendo possibilidades interculturais com práticas éticas e voltadas para o protagonismo dos alunos. As vivências que aqui se encontram também podem, em alguma instância, contribuir para a formação de professores na área da educação musical, especialmente na formação de um educador que vá além dos conteúdos técnicos musicais e envolva seus alunos nas atividades musicais de uma maneira prática como aborda Wayne Bowman. Além disso, a diversidade cultural na formação do professor é cada vez mais necessária e práticas com a cultura védica podem contribuir para a ampliação do repertório educativo musical dos professores.Dissertação Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-28) Nascimento Júnior, Ernandes Candeia do; Carvalho, Valéria Lázaro de; http://lattes.cnpq.br/3105836389884284; http://lattes.cnpq.br/0251507319393929; Mendes, Jean Joubert Freitas; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; Almeida, Cristiane Maria Galdino de; http://lattes.cnpq.br/7567236180576595Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como se estabelecem as relações entre professores e alunos em uma escola especializada de música investigando como ocorre a relação dialógica caracterizada pela presença da alteridade durante um processo de ensino aprendizagem. Como campo investigativo, escolhemos o Conservatório Pernambucano de Música, situado na cidade de Recife/PE. A abordagem metodológica empregada foi de natureza qualitativa, tendo o estudo de caso escolhido como tipo de pesquisa. Como ferramenta de captação de dados utilizou-se a aplicação de um questionário, e posteriormente fez-se também o uso de entrevistas. Trazemos como referencial teórico, o pensamento da Filosofia do Diálogo apresentada pelo filósofo Martin Buber, onde o diálogo é tido como essencial para a manutenção de uma relação baseada no senso ético da alteridade. Outra base na qual se apoia nosso referencial teórico é a perspectiva da alteridade de acordo com o pensamento de Emanuel Lévinnas, onde o lugar do outro na relação é reconhecido e valorizado garantindo assim a edificação de uma relação dialógica. Refletimos também sobre a importância histórica do espaço dos conservatórios para a formação musical do indivíduo, abordando as indicações apresentadas por Pereira (2013) sobre Habitus Conservatorial, que é em sua crítica um modelo de ensino repetitivo que reproduz nas salas de aula de hoje as práticas concebidas pelos professores de música no passado. Desta maneira buscamos encontrar em meio a este Habitus Conservatorial o lugar para a emergência da alteridade e do diálogo entre os sujeitos investigados. Os dados obtidos desta investigação indicam que o diálogo entre professores e alunos se faz uma excelente alternativa para trilhar caminhos que rumem a uma melhor experiência educacional sobre o ensino de música no contexto de um conservatório de música. E apontam que a ética da alteridade é um valor essencial para a formação do indivíduo.Dissertação A pedagogia de projetos e o ensino de música na educação básica da cidade de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-03-11) Fernandes, Everson Ferreira; Carvalho, Valeria Lázaro de; ; http://lattes.cnpq.br/3105836389884284; ; http://lattes.cnpq.br/9063436919256931; Cavalcante, Christianne Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/5337718629104196; Almeida, Cristiane Maria Galdino de; ; http://lattes.cnpq.br/7567236180576595A presente pesquisa investiga autilização da Pedagogia de Projetos como metodologia para o ensino de música nas escolas de Educação Básica da cidade de Natal-RN. Tem como principal objetivo analisar de que forma essa metodologia é utilizada nas aulas de música no contexto escolar e quais as suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem musical. Como objetivos específicos buscou-se: fazer um levantamento para identificar os professores de música na educação básica que declaram utilizar a Pedagogia de Projetos como metodologia para suas aulas; identificar as correspondências entre a teoria da pedagogia de projetos e suas práticas nas aulas de música nas escolas pesquisadas e analisar as contribuições da Pedagogia de Projetos para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de música na escola.As principais bases teóricas adotadas como referência para este trabalho são de autores das áreas da Educação - Boutinet (2002), Hernández (1998; 200), Antunes (2001), Cavalcante (2009) - e da Educação Musical- Penna (2008), Fonterrada (2008), Queiroz (2012), com o intuito de identificar as relações e fundamentar as discussões e possibilidades da associação entre a Pedagogia de Projetos e a atual situação da música como parte do currículo escolar brasileiro. Para a coleta de dados, foram utilizadas estratégias metodológicas mista, de abordagens qualitativa equantitativa que se complementaram para melhor responder as necessidades da pesquisa. Através da aplicação de um questionário, buscou-se identificar quais as escolas e professores de música que declaravam trabalhar com a Pedagogia de ProjetosApartir desses resultados, foram escolhidas duas escolas, uma escola da rede particular e outra da rede pública para a realização de observação participante, em duas turmas, acompanhando o desenvolvimento de aulas de música baseadas na Pedagogia de Projetos, registrando os dados em diário de campo e gravações de áudio e vídeo. Os resultados desse trabalho evidenciam que a Pedagogia de Projetos é uma metodologia bastante utilizada pelos professores de música de Natal/RN, que contribui para a integração de conteúdos e disciplinas e envolve os alunos nas atividades despertando interesse e contribuindo para o desenvolvimento da educação musical escolar. Porém, foi identificado que muitas das concepções dos professores sobre projetos são confusas, por ambiguidades provenientes da utilização do termo em diversos âmbitos e sob diversas perspectivas teóricas, bem como, pela carência de publicações que abordem o ensino de música através da Pedagogia de Projetos. Espera-se que esse estudo fomente discussões e pesquisas a respeito da Pedagogia de Projetos aplicada ao ensino de música na Educação Básica.Dissertação A prática musical nas oficinas do Programa Mais Educação: um estudo em duas escolas da rede municipal do Natal/RN(2016-12-12) Rocha, João Gomes da; Carvalho, Valéria Lázaro de; ; http://lattes.cnpq.br/3105836389884284; ; http://lattes.cnpq.br/5044300671569066; Almeida, Cristiane Maria Galdino de; ; http://lattes.cnpq.br/7567236180576595; Queiroz, Luis Ricardo Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5224390361847356A proposta para o presente trabalho surgiu a partir de pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Música (GRUMUS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que ao verificar como ocorria o ensino de música nas escolas municipais do Natal-RN constatou que a prática musical extracurricular era bastante acentuada. Tais práticas ocorriam a partir das oficinas de música do Programa Mais Educação, que na fala dos gestores cumpria o que determinava a lei 11.769/2008. Alguns aspectos como gestão do programa, a prática pedagógica dos monitores e aprendizagem dos alunos por meio das aulas de música das oficinas se destacaram como itens relevantes para a pesquisa e foram os pontos centrais deste estudo. Neste sentido, procuramos compreender como ocorria a inserção da música através da proposta da oficina do programa Mais Educação no contexto escolar. Por meio de uma abordagem qualitativa, fizemos uso do estudo multicaso como técnica de pesquisa realizado em duas escolas da rede municipal do Natal, visando responder a seguinte questão: de que forma as aulas de música que são ministradas no Programa Mais Educação estão inseridas no contexto escolar? Para isso, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, observações estruturadas, entrevistas semiestruturadas e informais. Trabalhos de autores como Cavaliere (2002; 2007; 2010), Moll (2010; 2012), Penna (2011; 2012; 2013; 2014), entre outros serviram de embasamento teórico para a construção do presente estudo. Concluímos que a prática musical desenvolvida nas escolas acontecia como uma atividade secundária, sendo diretamente influenciada pela forma como era gerido o programa, pela prática pedagógica dos monitores e a própria concepção que os alunos tinham sobre as aulas de música. Acreditamos que se desenvolvida de forma consciente a prática musical nas oficinas pode contribuir significativamente para a formação humana dos alunos.Dissertação Práxis docente na educação musical inclusiva: estudos no contexto escolar do estado do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-20) Silva, Ítalo Soares da; Mendes, Jean Joubert Freitas; ; ; Nunes, Débora Regina de Paula; ; Almeida, Cristiane Maria Galdino de;Na articulação entre diferentes campos do conhecimento – Educação, Educação Musical, Educação Inclusiva, Educação Especial, Diversidade e Educação Básica – este trabalho tem como enfoque a formação de professores e professoras de música para atuar na perspectiva inclusiva no contexto da Educação Básica. Nesse sentido, a presente pesquisa teve o objetivo geral de compreender a forma como professores (as) de música, em diferentes etapas da Educação Básica, lidam com a inclusão de alunos (as) com deficiência no estado do Rio Grande do Norte. A investigação que embasou a dissertação tenciona especificamente: IIdentificar as bases que orientam o planejamento dos (a) professores (a) de música da Educação Básica no que concerne à inclusão de alunos (as) com deficiência; II- Conhecer os princípios que norteiam as ações desses docentes em relação à inclusão de alunos (as) com deficiência; III- Identificar os desafios e estratégias dos (a) professores (a) para lidarem com a inclusão na Educação Básica; e IV- Trazer reflexões sobre a avaliação dos (a) professores (a), no que diz respeito à própria atuação docente. Como procedimentos metodológicos, utilizei a abordagem qualitativa baseada nos estudos de casos ou estudo de casos múltiplos (TRIVIÑOS, 1987, BOGDAN; BIKLEN, 1994; BRESLER, 2007). As discussões presentes nesse estudo dialogam com o referencial teórico alicerçado principalmente nas ideias de Freire (1967; 2005; 2007; 2009); Schön (2000) e Pimenta e Ghedin (2010), entre outros (as) que tratam acerca do profissional crítico e/ou reflexivo. Ao direcionar o olhar para a práxis dos docentes investigados, foi possível compreender, por meio da música, diversas outras formas de inclusão. Dessa forma, constatou-se que a inclusão vai além do ato de incluir, mas também é respeitar, aceitar, humanizar e humanizar-se. É também sensibilidade, afetividade, inteligência, reflexão, união, superação, cooperação, participação e doar-se. É bem-estar social, compartilhar, aprender conjuntamente, preparar-se, transformação, mas, sobretudo, um ato amoroso. Evidenciou-se também que avaliar e autoavaliação são elementos importantes que norteiam as ações docentes e que, sendo bem conduzidos, corroboram com o desenvolvimento do (a) estudante com deficiência. Além disso, o estudo revelou uma carência na formação docente em música voltada para inclusão no contexto da Educação Básica. O estudo aqui apresentado suscita novos questionamentos a serem investigados e contribui para a área da Música e a formação de professores (as) em diversas perspectivas.Dissertação Saberes docentes na prática do professor de música do Projeto SESC Cidadão(2016-03-10) Araújo, José Magnaldo de Moura; Queiroz, Luis Ricardo Silva; ; ; Almeida, Cristiane Maria Galdino de; ; Oliveira, Mario André Wanderley;Este trabalho apresenta, discute e analisa como se constituem e de que forma se articulam os saberes docentes de um professor de música atuante no projeto social SESC Cidadão. Para alcançar tal objetivo foi realizada uma pesquisa que teve os seguintes objetivos específicos: verificar aspectos gerais acerca da formação cultural-profissional do professor atuante no SESC Cidadão; compreender de que forma os saberes adquiridos na formação “formal” do professor têm subsidiado sua ação pedagógica no projeto social; identificar e analisar quais os saberes profissionais que alicerçam a atuação desse professor no âmbito do projeto SESC Cidadão. O referencial teórico do trabalho está fundamentado nos estudos sobre saberes docentes propostos por Tardif (2014) e outros estudos da área de educação e educação musical que abordaram tal temática. A metodologia utilizada foi o estudo de caso tendo como principais instrumentos de coleta de dados observação direta, entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e estudos bibliográficos. Os dados foram organizados e analisados qualitativamente com ajuda do software Atlas.ti. Os resultados demonstram que os saberes docentes do professor de música se constituíram ao longo de sua trajetória educativo-musical, tanto por meio de experiências pré- profissionais vividas como ex-aluno de projeto social quanto através de experiências profissionais como professor de música do conservatório e do projeto SESC Cidadão. Além disso, compõe seu leque de saberes sua trajetória formativa, estabelecida principalmente no curso de licenciatura em música e de especialização em musicoterapia. Seus saberes docentes se articulam na prática de diversas formas, desde o modo como lida com as crianças, adolescentes e jovens do projeto social, até as escolhas de como conduzir seu trabalho nas atividades de música