PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem
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Navegando PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem por Autor "Aguirre, Moisés Alberto Calle"
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Dissertação Letramento literário: crônicas e contos como instrumentos de humanização do leitor(2017-07-28) Mendonça, Fernanda Nayara da Silva; Oliveira, Maria do Socorro; ; ; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; ; Aguirre, Moisés Alberto Calle;O mundo social é mediado textualmente (BARTON, 1993). Em razão disso, as práticas de leitura e de escrita efetivam-se, sempre, por meio de gêneros textuais. É através destes que se pode agir socialmente. Na educação contemporânea, entretanto, ainda persiste a prática de se ler e de escrever apenas para o professor avaliar, circulando os textos dos alunos somente no contexto da sala de aula. Com vistas a uma mudança nesse modo de trabalhar, vislumbramos, nesta pesquisa, os ‘projetos de letramento’ como um dispositivo didático imprescindível para que haja uma transformação na educação. Nessa direção, o objeto de estudo desta pesquisa é, desse modo, as práticas e os eventos de letramento gerados por meio de um projeto de letramento literário, com foco na formação de leitores, cujo objetivo é (1) ressignificar as práticas de leitura e de escrita na escola por meio da literatura, de modo a formar leitores críticos; (2) potencializar a leitura de crônicas como instrumento que viabiliza o processo de humanização do leitor e (3) criar um recurso (livro) didático para a publicação e divulgação no meio impresso. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de Guanduba, São Gonçalo do Amarante – RN, região metropolitana de Natal, com alunos do 5º ano do ensino fundamental I. Apresenta como embasamento teórico as contribuições dos ‘estudos sobre letramento’ (STRETT, 2012; KLEIMAN,1995); ‘letramento literário’ (COSSON, 2006); gênero textual na perspectiva dos estudos da Nova Retórica (BAZERMAN, 2006; OLIVEIRA, 2010) e ‘projetos de letramento’ (KLEIMAN, 2000; SANTOS, 2012; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011). Nosso enfoque metodológico é o paradigma qualitativo interpretativista, com o viés da etnografia crítica (MOITA LOPES, 1993; THOMAS, 1993) que nos proporciona discutir sobre as ações que viabilizaram o hábito da leitura literária e a formação do leitor crítico. As análises dos dados apontam para o potencial fortalecedor do projeto de letramento literário e para a ressignificação das práticas de leitura e de escrita orientada nessa perspectiva.Dissertação Programa "Engajando famílias na escola": estratégias, possibilidades e desafios(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-15) Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; ; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; ; http://lattes.cnpq.br/9947435577598028; Aguirre, Moisés Alberto Calle; ; http://lattes.cnpq.br/0743856406326460Educação e comunidade estão entrelaçadas nas conjunturas atuais, de modo que as práticas sociais, as problemáticas situadas e os trabalhos emancipadores têm cada vez mais adentrado o ambiente escolar. Nesse contexto, a ampliação de estudos com foco no letramento familiar torna-se necessária para a mobilização de alternativas e ações nesse âmbito. Nesse caminho, o ambiente colaborativo é produzido e o engajamento é efetivado. A pesquisa se insere no projeto “O habitus de estudar: construtor de uma nova realidade na região metropolitana de Natal” (OBEDUC/UFRN) e no programa “Letramentos e políticas públicas: a família na escola” (MEC/PROEXT/UFRN). Em função do objeto de estudo eleito - letramento familiar -, norteamos esta pesquisa a partir dos seguintes objetivos: discutir ações de linguagem implementadas em um programa de letramento familiar, buscando criar recursos potencializadores dos letramentos desenvolvidos para: 1) registrar ações, divulgar informações diversas (eventos, textos e ações); 2) desenvolver estratégias de aproximação entre a escola e a família e 3) apontar impactos de tais vivências de letramento familiar. Para alcançar tais objetivos, fundamentamos a discussão em aportes teóricos dos estudos de letramento (STREET, 1984; McLAREN, 1988; BARTON & HAMILTON, 1993; KLEIMAN, 1995, 2000), aprofundando-nos em questões do letramento familiar e dos projetos de letramento. Metodologicamente, inserimo-nos na área de estudos da Linguística Aplicada e tomamos como paradigma o qualitativo (ERICKSON, 1990; BORTONI-RICARDO, 2008), com abordagem etnográfica crítica (MOITA LOPES, 1993; THOMAS, 1993; HEATH & STREET, 2008). Compreendemos, a partir de nossas análises, que as famílias têm muito a contribuir com a realidade da escola e, percebendo a relevância e o valor nas ações, elas participam e agem em prol das ações e da educação dos alunos, mesmo em meio às situações complexas da rotina. Ainda, apreendemos que são necessários diálogos e a realização de atividades com a comunidade, procurando sempre, nesses momentos, ter envolvimento, priorizar saberes locais e a construção de um conhecimento compartilhado.